Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto Cidade Bela é lançado

Autoridades e convidados estiveram em café da manhã

Teresópolis, 01/07/2010 -  O Prefeito Jorge Mario convidou o Diretor Administrativo da Educação, Luiz Antônio da Costa, para assumir a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já que o então Secretário Paulo Marchesini deixa o cargo para ser Diretor Presidente da Empresa Municipal de Urbanismo e Obras Públicas de Teresópolis, que está em processo de criação.

O objetivo da reestruturação é melhorar o atendimento às questões emergenciais de Serviços Públicos, com maior atenção e foco, além da execução do projeto “Cidade Bela”.

De acordo com o Prefeito Jorge Mario, a Secretaria de Obras e Serviços públicos está sendo reestruturada. “Estamos buscando recursos estaduais e federais, por isso várias obras estão chegando ao município, como pavimentações, reformas, reestruturações e reconstrução de praças. O objetivo é focar a Secretaria de Obras e Serviços Públicos na manutenção da área urbana”, explicou o Prefeito, que garantiu a contratação de 200 novos funcionários para a Secretaria, através da Operação Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O novo Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa, vê sua nova gestão como um desafio para ajudar Teresópolis. “Venho para tentar dar uma nova dinâmica administrativa à Secretaria. Vou colaborar com os técnicos que trabalharão comigo, aproveitando os novos equipamentos e funcionários, e farei a conexão com o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Governo. Tenho certeza que a mudança será para melhor e vamos trabalhar com muito empenho para o bem da cidade”, declarou o novo Secretário.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos ficará inteiramente responsável por obras pequenas e de fácil resolução, como construção de muros de contenção, capina, manutenção de ruas, calçamentos e galerias. Na nova reestruturação, a Subsecretaria de Parques e Jardins ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o setor de manutenção de vias do interior será de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e a parte de montagem de palcos, barracas e grades agrega-se a Secretaria de Turismo, no Núcleo de Eventos.

Para melhor organização da estrutura, racionalização de recursos e ampliação da captação de convênios com os Governos do Estado e Federal, as obras municipais, de acordo com sua abrangência, ficarão sob a gestão da Empresa Municipal de Urbanismo e Obras Públicas de Teresópolis. “Vamos levantar as demandas para a elaboração de projetos executados pela Secretaria Municipal de Planejamento e ainda vamos fiscalizar e acompanhar todas as obras terceirizadas pelo município, através de recursos do Padem - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, do Governo do Estado, emendas e convênios”, explicou Paulo Marchesini.

Maior interatividade com a população

A nova estrutura da Secretaria de Obras e Serviços Públicos contará com uma Ouvidoria própria. Será ainda montado um Call Center para atendimento, por telefone e e-mail, das reclamações dos contribuintes. Esses serviços serão supervisionados pelo Ouvidor Geral da Prefeitura, Ricardo Raposo. Para todas as demandas, os contribuintes receberão respostas em até 72 horas. A expectativa é que esse serviço esteja totalmente disponibilizado em até 30 dias.

Um ambiente com conforto e serviço informatizado, chamado de Sala do Contribuinte, está sendo criado para o atendimento e encaminhamento das reclamações relacionadas ao Serviço Público. Essa sala funcionará na Secretaria, com uma equipe formada por três pessoas e contará com o suporte de um veículo para o atendimento das demandas.

“Operação Cidade Bela” vai ampliar as atividades dos serviços públicos

Prevista para ser iniciada no dia 7 de julho, a Operação Cidade Bela consiste na reestruturação da área de serviços públicos do município, através da contratação de 200 novos funcionários – através da Operação Trabalho, e a aquisição de novos equipamentos e veículos. O objetivo do programa é realizar um grande choque de gestão, apresentando a transformação do quadro atual. “Vamos reinserir no mercado de trabalho 200 pessoas desempregadas, que serão capacitadas e reforçarão a nossa mão-de-obra. Contamos com a colaboração da população, pois só com o apoio dela teremos êxito. Vamos envolver todos nesse projeto para que tenhamos mais zelo pela cidade”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

Tapa buracos, varrição, capina e roçada, pintura de meio-fios e postes e pavimentações são alguns dos serviços imediatos da Operação Cidade Bela, que dividiu o espaço urbano em cinco áreas administrativas, identificadas por cores: azul, vermelho, amarelo, marrom e verde.

Para a estruturação da Operação Cidade Bela, o Prefeito Jorge Mario ordenou a abertura de processos para a aquisição de novos equipamentos; locação de caminhões, veículos leves e máquinas; novos uniformes e equipamentos de proteção; banheiros químicos para as equipes de trabalho; e novos coletores de lixo.

Obras

Obras aguardadas há tempos já começam a ser executadas, como a construção do muro de contenção da Estrada José Gomes da Costa Junior (antiga Estrada da Posse); a construção de uma galeria celular no bairro de São Pedro; o recapeamento da Rua Dr. Oliveira; a construção da unidade de saúde da Barra; a revitalização da Avenida Lúcio Meira e a reforma da Feirinha de Teresópolis. Relação de obras já licitadas:

- Revitalização da Av. Lúcio Meira;
- Manutenção e ampliação da rede elétrica;
- Manutenção das escolas municipais;
- Muro de contenção da Estrada da Posse;
- Reforma e ampliação do prédio anexo à Prefeitura ;
- Construção de galeria celular em São Pedro;
- Recapeamento da R. Dr. Oliveira;
- Construção da Unidade de Saúde da Barra;
- Reforma da Feirinha de Teresópolis;
- Reforma e ampliação de três escolas municipais (Cruzeiro, Granja Guarani e Canoas);
- Construção da Casa de Passagem;

Licitações agendadas ou em andamento:

- Construção das academias populares;
- Construção de 22 Casas Populares na Fonte Santa;
- Muro da Escola Municipal Aluizio de Souza Silva, em Providência, construída no governo anterior e nunca esteve em funcionamento;
- Reforço da ponte do Cartório;
- Posto de Saúde do Pimentel;
- Pavimentação de 30 ruas em convênio com o DER.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui