Teresópolis toda na Internet

 

 

Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses

Evento aconteceu em Teresópolis

Prefeito Jorge Mario (ao centro) abre o I Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses, entre Martim Vicente Gottschalk (Presidência da República) e a Embaixatriz Ana Amorim - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 23/06/2010 -  Com o tema “Soluções para a Melhoria da Gestão Municipal”, aconteceu em Teresópolis na última sexta-feira, 18 de junho, o I Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses. O encontro reuniu representantes do município e também de Duque de Caxias, Italva, Macaé, Mendes, Miracema, Nova Friburgo, Nilópolis e Petrópolis.

Promovido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), ligado ao Ministério da Fazenda, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e foi realizado com o objetivo de compartilhar com as administrações municipais soluções livres, desenvolvidas pelo Serpro e outros órgãos do Governo Federal, para viabilizar o governo eletrônico e a inclusão digital.

Prefeito Jorge Mario (ao centro) e o Secretário de Desenvolvimento Social Rudimar Caberlon com equipe do Serpro e palestrantes do I Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses - Foto: Marco EstevesRecepcionados com um kit contendo informações turísticas sobre o município, disponibilizado pela Secretaria de Turismo de Teresópolis, os participantes acompanharam palestras e oficinas sobre governo eletrônico, sistema de convênios para prefeituras, consórcios públicos, segurança pública e construção de portais.

Os assuntos foram desenvolvidos por especialistas do Serpro, do Ministério da Justiça e do Senado Federal. Cada prefeitura recebeu um kit com material impresso explicativo e CDs com os softwares para que a administração pública possa testar e descobrir a viabilidade de cada um. O pacote continha softwares como o Xoops (construção de portais para Prefeitura, Expresso (correio eletrônico), e-Cidade e economia solidária.

Especialista em políticas públicas da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Martim Vicente Gottschalk: encontro produtivo - Foto: Marco Esteves“Fico satisfeito por Teresópolis ter sido escolhida como sede desse encontro, que ofereceu ferramentas para promover a inclusão digital. A tecnologia da informação é um importante instrumento para dar mais agilidade e eficácia à administração pública na prestação de serviços à população, e o encontro é o espaço certo para compartilhar as soluções desenvolvidas pelo Serpro”, avaliou o Prefeito Jorge Mario, que participou do I Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses acompanhado dos secretários de sua equipe de governo.

Para a Coordenadora de Cooperação e Relações Institucionais do Serpro, Embaixatriz Ana Amorim, o órgão vem prestando um trabalho cidadão de inclusão social e digital.

“Já realizamos vários encontros como este em outras regiões do País, dando continuidade ao projeto do Serpro de estimular as prefeituras para a boa utilização desses softwares que desenvolvemos. Além do encontro aqui em Teresópolis, também inauguramos o primeiro telecentro, outro importante serviço oferecido pelo Serpro, com acesso à internet e cursos à disposição da população”, destacou, referindo-se ao telecentro inaugurado na última quinta, 17, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Alto.

Palestrante do I Encontro de Tecnologia das Prefeituras Fluminenses, o representante do Ministério da Justiça, Reinaldo Gomes, falou sobre o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Ele salientou que o Sistema Nacional de Segurança Pública também incorpora a questão digital como importante componente de trabalho. “Temos o videomonitoramento, os inquéritos virtuais e outras ações que são estabelecidas com as tecnologias implementadas e favorecidas pelo Governo Federal. Portanto, temos um sistema moderno do Século 21 de segurança pública”, analisou.

Especialista em políticas públicas da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Martim Vicente Gottschalk falou sobre consórcios públicos, instrumento de gestão municipal que permite aos municípios se associar para prestar melhor os seus serviços em diversas áreas. “O Encontro de Tecnologia em Teresópolis foi bastante produtivo. Tivemos gestores públicos e técnicos de várias prefeituras interessados nos temas abordados. O número de municípios também foi interessante, pois facilitou a difusão das informações”.

Interação

O Secretário de Planejamento de Teresópolis, Adriano Guedes Carneiro, demonstrou interesse especial na palestra da analista de sistemas Imaculada Zille, do Serpro. A especialista falou sobre o Siconv, sistema de gestão de convênios do Governo Federal. “É uma ferramenta que deve ter o seu acesso democratizado, para que os gestores públicos a conheçam e possam utilizá-la. Graças a essa ferramenta, em 2009 Teresópolis foi uma das cidades com menos de 200 mil habitantes do Estado do Rio de Janeiro que mais captou recursos através desse sistema”, lembrou.

O Secretário de Segurança Pública de Nilópolis, Roberto de Oliveira Penteado, prestigiou o encontro acompanhado do seu Superintende de Operações, Antonio Carlos Castilho. “Esse evento teve uma importância fundamental, pois a partir do conhecimento de novas tecnologias nós podemos dar celeridade e modernizar a gestão nas prefeituras em todos os segmentos”, opinou.

Duque de Caxias também marcou presença no Encontro de Tecnologia, com a participação do Secretário de Trabalho, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge César de Abreu, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo Barbosa Noyma, e equipe. “Encontros como esse são estratégicos para a difusão de tecnologias e conhecimentos que facilitam a gestão pública de forma transparente. Tratamos de temas atuais para uma gestão moderna, como se espera de uma nação que entra no mundo globalizado e se insere nas agendas do Século 21, principalmente com relação às questões científicas e tecnológicas”, comentou o Secretário Jorge César de Abreu.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Teresópolis, Rudimar Caberlon, o evento foi excelente oportunidade para os municípios buscarem soluções comuns na área de tecnologia. “Temos que investir em novas tecnologias para melhor atender as demandas na gestão da saúde, na área de habitação e em outros setores. Quanto mais informação os municípios tiverem, e quanto mais articulados e integrados para trabalhar, certamente o resultado será a melhor prestação de serviços públicos para a comunidade”, concluiu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui