Teresópolis toda na Internet

 

 

Setor Alimentício adere ao PAS

Programa Alimentos Seguros

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 18/06/2010 -  Preocupado com os cuidados na preparação e no manuseio de alimentos, e determinado a se adequar às normas estabelecidas pela legislação, um grupo de empresários dos ramos de restaurante, pizzaria, padaria e lanchonete de Teresópolis decidiu aderir ao PAS – Programa Alimentos Seguros.

A decisão foi tomada durante a palestra de apresentação do Programa, realizada nesta quinta, 17 de junho, no auditório da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis. O encontro foi promovido por iniciativa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), através do SENAI, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo.

Desenvolvido pelo SEBRAE Nacional, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o PAS tem o objetivo de reduzir os riscos dos alimentos oferecidos à população. Atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos. A apresentação do Programa aos empresários do município foi feita por Lilian Guerreiro, do Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas de Vassouras, e por Michelly Rocha, agente de negócios do SESI/SENAI de Nova Friburgo.

Esta é mais uma iniciativa dentro do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Teresópolis 2020, executado pelo Governo Jorge Mario e que visa, entre outras ações, incentivar a formação de um pólo gastronômico na cidade. As metas e diretrizes são definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e sociedade organizada, dentro da política de geração de trabalho e renda e de fortalecimento das empresas e indústrias do município.

“O Programa Alimentos Seguros tem tudo a ver com esse objetivo, pois garante o acesso dos empresários à uma equipe de consultores e técnicos que vão dar orientações importantes para a melhoria dos seus negócios. Além disso, estamos preparando este segmento para as oportunidades de negócios que certamente surgirão durante os grandes eventos esportivos que vão acontecer nos próximos anos, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016”, avaliou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje.

Subsídios

Os empresários que aderirem ao PAS vão seguir um cronograma que inclui um curso com cinco meses de duração, a um custo total de R$ 3.317 por empresa. Deste montante, R$ 1.500 são subsidiados pelo programa e o restante é parcelado. O trabalho é feito através de treinamento com consultores cadastrados no programa, que visitam as empresas. Em sala de aula, os participantes aprendem quais são os perigos mais freqüentes que ocorrem nos alimentos e como evitá-los. Com as visitas, os consultores observam as práticas de manuseio e produção e propõem ações de melhoria.

“O Programa Alimentos Seguros segue uma série de procedimentos operacionais padronizados, com o objetivo de garantir a fabricação de alimentos seguros à saúde do consumidor. E isso acontece através da adoção de boas práticas no manuseio, conservação e descarte dos alimentos, por exemplo. Como benefícios, estão a melhoria da qualidade dos alimentos e, principalmente, a redução da perda e desperdício dos produtos alimentícios, problemas que ocorrem muitas vezes devido ao armazenamento e manipulação de forma inadequada”, explicou Lilian Guerreiro, do Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas de Vassouras.

“Teresópolis tem um importante pólo gastronômico. Os empresários podem se unir para trabalhar melhor essa questão da higienização, da melhoria do processo produtivo e também da eliminação de custos de produção, para ter um produto final de melhor qualidade”, acrescentou Michelly Rocha, agente de Negócios do SESI/SENAI de Nova Friburgo.

Representante do Núcleo de Gastronomia do Projeto Empreender, do SEBRAE/RJ, Luciana Machado aprovou a iniciativa. “Muito interessante, pois chega para ajudar a melhorar o desenvolvimento das empresas da cidade, agregando valor e qualidade aos serviços prestados e contribuindo para aumentar o fluxo de clientes”, opinou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui