Teresópolis toda na Internet

 

 

Mutirão de Cirurgias Odontológicas

Atendimento gratuito na Várzea

Teresópolis, 17/06/2010 -  A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Centro Odontológico Djalma Monteiro (CODM), na Várzea, está promovendo um mutirão de cirurgias e diagnóstico de lesões orais onde estão sendo realizados diversos procedimentos cirúrgicos como extrações mais complicadas, diagnóstico e remoções de tumores e lesões bucais e biópsias. Nenhum dos procedimentos terá custo algum para os pacientes.

”Com essa iniciativa procuramos, além de melhorar as condições de saúde oral dos pacientes da rede pública, permitir também a realização de diagnósticos iniciais de possíveis lesões bucais, com a intervenção preventiva dos casos. Durante esse trabalho já foram detectadas diversas lesões inicias de carcinoma”, comentou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Para o Diretor do CODM, Dr. Leandro de Souza Ferreira, especialista em periodontia, prótese e odontologia estética, o principal objetivo desse trabalho é o restabelecimento da saúde oral da população. “Muitos pacientes chegam aqui com lesões bucais, tumorações e dentes impactados, inclusos. Então a idéia principal do mutirão foi proporcionar um serviço especializado em cirurgia para promover um bem maior, em termos de saúde oral, à população”, declarou Leandro.

Desenvolvido por dentistas voluntários, formados e pós-graduados em cirurgia, e coordenado pelo Dr. Prof. Hernando Valentim, mestre e doutorando em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, o trabalho acontece uma vez por mês, em uma quinta-feira pré-determinada, para suprir a demanda do município.

O coordenador do mutirão, Dr. Hernando Valentim, orienta como as pessoas interessadas devem proceder. “Sempre em uma quinta-feira de cada mês serão selecionados pacientes com indicação cirúrgica da rede pública do município para atendimento no CODM. É preciso estar agendado para que, no dia marcado, seja feito o procedimento necessário”, explicou Dr. Hernando Valentim.

Até o fim do ano, o Centro Odontológico Djalma Monteiro contará com um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério da Saúde, dentro do programa Brasil Sorridente. O CEO tipo II vai oferecer diagnóstico bucal com ênfase na prevenção do câncer bucal, periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias orais, prótese e tratamento para pacientes com necessidades especiais (com deficiência, paralisia cerebral e diabéticos, entre outros). A iniciativa faz parte do projeto do Governo Jorge Mario, que está ampliando o atendimento de saúde bucal prestado à população em áreas que ainda não são oferecidas na rede pública.

O Centro Odontológico Djalma Monteiro (CODM), funciona na Rua Heitor de Estevão, nº 300, das 8h às 18h, ao lado do prédio da Guarda Municipal. Os agendamentos para o mutirão, com o Dr. Hernando Valentim, poderão se feitos, durante a semana, no local ou pelo telefone 3641.5871.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui