Teresópolis toda na Internet

 

 

Contra o uso abusivo de agrotóxicos

Agricultura mais 'saudável' em Teresópolis

Teresópolis, 16/06/2010 -  Ciente dos malefícios do uso abusivo de defensivos agrícolas à saúde da população e ao meio ambiente, e empenhado na luta contra a utilização inadequada dessas substâncias, o Governo Municipal começou a definir as diretrizes da Política Pública Municipal Contra o Uso Abusivo, Indiscriminado e Ilegal de Agrotóxicos.

Numa iniciativa pioneira, comissão formada por representantes da Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Saúde, Educação e de Fazenda trabalha na elaboração de um projeto de lei, que nos próximos meses deverá ser enviado para ser votado na Câmara Municipal.

“Nosso governo trabalha em prol de uma agricultura sustentável, ecologicamente equilibrada e economicamente viável, que garanta a segurança alimentar e a qualidade de vida da população. E isso também passa pela criação de uma política municipal de controle do uso de agrotóxicos”, define o Prefeito Jorge Mario.

O fomento à agricultura orgânica – que utiliza métodos naturais de adubação e de controle de pragas; o estudo da criação de um selo ecológico, para estimular o produtor rural a fazer a transição do plantio tradicional para o orgânico; a intensificação do programa de educação ambiental em caráter contínuo, e a capacitação permanente dos profissionais de saúde para diagnosticar os casos de intoxicação por agrotóxicos e encaminhar os pacientes para o tratamento adequado são algumas das ações previstas pela Política Pública Municipal Contra o Uso Abusivo, Indiscriminado e Ilegal de Agrotóxicos.

O Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, destaca a importância da criação desse banco de dados oficial. “É fundamental para o Poder Público ter acesso a informações reais a esse respeito. Desta forma teremos mais ferramentas para combater o uso indiscriminado de agrotóxicos e de conscientizar os agricultores sobre essa prática”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui