Teresópolis toda na Internet

 

 

Mais de 500 visitantes na "Exposição Pracinhas"

Até 25 de junho na Casa da MemóriaFoto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 15/06/2010 -  Inaugurada no dia 8 de maio, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, a exposição ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’ tem se revelado um enorme sucesso e já recebeu mais de 500 visitantes, entre público em geral e alunos de diversas escolas da cidade.

Na última semana, a exposição recebeu também a visita do Prefeito Jorge Mario, que analisou atentamente cada um dos painéis e vitrines.

“Essa exposição resgata um importante capítulo da nossa história. A partir desse trabalho, a população tem a oportunidade de conhecer nossos pracinhas, reverenciar seus atos de heroísmo e aprender um pouco mais sobre suas vidas”, declarou o Prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Governo, José Alexandre Almeida, de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, e do Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que guiou a visita.

De acordo com levantamento do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, até o momento, 15 turmas de alunos estiveram na Casa da Memória, compostas por estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os grupos não só visitaram a exposição, sempre guiados e orientados pela equipe do Patrimônio Histórico, como também assistiram a exibição do filme ‘O Lapa Azul’, que aborda o III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da FEB – Força Expedicionária Brasileira, narrando a trajetória dos pracinhas durante a Segunda Guerra Mundial, com depoimentos de diversos ex-combatentes.

Ao ser informado sobre o sucesso das exibições, o produtor do filme ‘O Lapa Azul’, Durval Jr., enviou comunicado à Secretaria de Cultura, satisfeito com o resultado da exposição em Teresópolis. “Fico feliz que isso esteja acontecendo. É tudo o que eu desejei ao produzir a obra”, comentou Durval Junior.

As visitas eventualmente contam ainda com uma pequena palestra, ministrada pela chefe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, Regina Rebello, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e aprender sobre o trabalho do Serviço de Patrimônio Histórico.

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Adalgisa de Carvalho, levou mais de 100 alunos à exposição e ficou satisfeita com os resultados. “Foi uma experiência excelente, muito gratificante, com todas as turmas. Tanto a exposição, como o filme e a palestra prenderam a atenção dos alunos, que perceberam com bastante clareza a importância dos pracinhas para Teresópolis. A Secretaria de Cultura merece os parabéns pela iniciativa”, comentou Adalgisa.

Organizada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura (Marcos Lopes, Romildo Machado, Magali Leal, Márcia Bastos e Regina Rebello, sob a supervisão do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha), a mostra reúne painéis que narram a 2ª Guerra. Também revelam a participação dos 22 soldados teresopolitanos que, juntamente a outros brasileiros, fizeram parte do grupo de mais de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945. Além disso, em diversas vitrines, a exposição conta com fotografias inéditas dos ‘pracinhas’ – como foram carinhosamente chamados –, documentos da FEB, cartas de soldados brasileiros e objetos utilizados pelos soldados no Teatro de Operações da Itália, entre 1944 e 1945.

Além da exposição, que prossegue até o dia 25 de junho, há ainda os documentários a respeito do tema, que podem ser vistos pelo público de segunda a sexta. Interessados que ainda não assistiram os filmes podem agendar um horário através do telefone 2742-2918. Cada sessão obedece a capacidade máxima de 30 expectadores.

Vale lembrar que, mesmo após a inauguração, a mostra continuou recebendo objetos e documentos, cedidos pelas famílias dos soldados, que foram adicionados à mostra. “O sucesso da exposição acabou sendo um incentivo para que as famílias dos ex-combatentes cedessem mais material à Secretaria de Cultura, divulgando assim seus acervos particulares”, destaca o historiador Marcos Lopes.

Entusiasmado com o progresso da mostra, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, destaca a importância da participação dos familiares dos pracinhas. “Quando iniciamos a pesquisa para esta exposição, percebemos que tínhamos pouquíssimo material disponível. Felizmente, graças à imprescindível colaboração das famílias, foi possível realizar esta justa homenagem aos nossos ex-combatentes. Sem elas, não conseguiríamos reunir este acervo que, a partir de agora, se torna um patrimônio público de Teresópolis, sendo fonte de conhecimento e pesquisa”, ressalta Wanderley Peres, agradecendo ainda aos pesquisadores que também forneceram informações sobre o tema, em especial, o professor Nobile Henriques, que disponibilizou material textual e audiovisual para a exposição.

A mostra ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’ está montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso e pode ser visitada até 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Devido à procura, a partir do dia 19 de junho, a Casa da Memória Arthur Dalmasso passa a abrir também aos sábados, sempre das 13 às 17h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui