Teresópolis toda na Internet

 

 

Vacinação contra paralisia até dia 30

Campanha prorrogada em Teresópolis

Teresópolis, 15/06/2010 -  Prorrogada em Teresópolis até o dia 30 de junho a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Neste período, as crianças até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), ainda não imunizadas contra a paralisia infantil, deverão ser levadas aos postos de saúde, das 8h às 16h, para receber as gotinhas da vacina Sabin. A 2ª fase da estratégia está marcada para o dia 14 de agosto.

No dia D da campanha, realizado no último sábado, 12, foram aplicadas 6.651 doses no município, dentro da meta de imunizar 11.851 crianças, o que dá uma cobertura de 56,12% da população alvo.

No total, 24 postos fixos e 3 volantes, na cidade e no interior, funcionaram no último sábado em Teresópolis para proteger os pequenos. No Estado do Rio de Janeiro, a meta de 95% de cobertura também não foi atingida, e o percentual de cobertura ficou em 65,51%.

“É importante que os pais levem seus filhos menores de 5 anos, ainda não imunizados, para receber a vacina contra poliomielite. Eles também poderão aproveitar a oportunidade para completar o cartão vacinal das crianças, com outras vacinas que estiverem atrasadas”, orienta a Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar.

Sobre a vacina da Pólio

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Brasil sem paralisia infantil

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui