Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis na Conferência Nacional de Esportes

Sec. de Esportes esteve em BrasíliaEx atleta Bernard,  Prata Olimpica  e membro do COB com o Secretário Leandro Aschar - Foto: Divulgação SMEL

Teresópolis, 10/06/2010 -  Depois do sucesso alcançado como sede da Conferência Regional do Esporte e de também destacar-se na Conferência Estadual, Teresópolis chegou a Brasília e efetivamente garantiu registro da participação de qualidade na Conferência Nacional do Esporte 2010.

Teresópolis se fez presente com dois delegados representando e defendendo as ações e medidas a serem estabelecidas a partir das resoluções das Conferências Estadual e Regional, quando nosso município foi decisivo em diversas questões discutidas e acertadas.

A representação teresopolitana contou com a presença do Secretário de Esportes Leandro Aschar e do Sub Secretário Luiz Antônio Decarlo. Foram quatro dias de intenso trabalho, partindo do princípio de que todos tem direito ao esporte, todas as comunidades precisam ser atendidas e todos os municípios, independente de número de habitantes, devem receber tratamento igual no que diz respeito a verbas e outras posições designadas pelo Governo Federal.

A Conferência, com a presença do Presidente Lula, arquitetou um plano de trabalho para os próximos 10 anos, visando a uma preparação de qualidade para os atletas que pretendem disputar as Olimpíadas 2016 e também na formação de atletas para o desenvolvimento real da cultura desportista do país.

Entre os muitos temas observados, merecem destaque alguns que fazem referência ao Financiamento do Esporte: Destinar verba do Ministério dos Esportes para capacitação de gestores municipais no que tange a elaboração de projetos esportivos; Criação de um fundo nacional para o desenvolvimento do esporte com recursos oriundos de percentual arrecadados dos projetos contemplados pela lei de incentivo, aplicados de acordo com percentual populacional de cada um de todos os municípios; Definir um percentual com recursos da loteria esportiva para alocação do Fundo Municipal, Estadual e Nacional do Esporte.

Destaque na Conferência a proposição para a criação de verba vinculada para o esporte brasileiro, com compromisso do Presidente Lula em enviar ao Congresso uma PEC, onde define-se o percentual de 2% no orçamento Federal, 1,5% no orçamento Estadual e 1% no orçamento Municipal para que se torne efetivamente garantida a verba do esporte em forma de lei, assim como hoje já é garantida a verba para as gestões da saúde, da educação, entre outras.

Para Leandro Aschar, Secretário municipal de Esportes e Lazer de Teresópolis, os ganhos obtidos na Conferência para o esporte nacional serão diretamente sentidos pelos atletas dos mais distantes municípios, o que vem a ser a satisfação de um anseio antigo da sociedade desportiva interiorana do Brasil. Ainda segundo Leandro, esta foi a primeira vez que Teresópolis marcou presença e destacou-se no cenário desportivo brasileiro, seja nas discussões de metas ou na apresentação de projetos já realizados no município e que servem de exemplo de como o esporte tratado com seriedade pode render frutos positivos.

Da Conferência Nacional nasceu um documento aprovado pelos delegados que intensifica os desejos e projetos para um Brasil verdadeiramente Olímpico. Em um trecho lê-se: “...Se os desafios são enormes, maior é a nossa capacidade e espírito de luta...Queremos todo o povo jogando, torcendo e brilhando, vestido com a camisa desse time chamado Brasil.” A Conferência Nacional permite aos desportistas um respirar com esperanças e coloca Teresópolis efetivamente no painel de discussões deste novo Brasil que está se criando.

Fonte: Sec. Municipal de Esportes

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui