Teresópolis toda na Internet

 

 

Milton Cunha em Teresópolis

Carnavalesco elogiou empenho dos teresopolitanosO carnavalesco Milton Cunha visita os cursos gratuitos de adereços e de chapelaria do Planseq do Carnaval - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 10/06/2010 -  O carnavalesco Milton Cunha esteve em Teresópolis, nesta quarta-feira, 9, para visitar os cursos gratuitos de adereços e de chapelaria do Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval.

Milton Cunha é supervisor pedagógico do Planseq Carnaval no Estado do Rio. Investimento pioneiro na indústria da folia, as aulas tiveram início no dia 17 de maio e acontecem no Centro de Formação Profissional, em São Pedro. Os cerca de 50 alunos já aprenderam a produzir máscaras e adereços de cabeça. O próximo passo será a confecção de figurinos completos.

Milton Cunha - Foto: Roberto Ferreira“O Carnaval é um grande negócio a partir do qual se abre um leque de opções no mercado de trabalho. Fiquei com a impressão de que o povo de Teresópolis é extremamente apaixonado pelo Carnaval, por suas escolas, e isso se reflete nesse curso. Vejo aqui pessoas muito interessadas e empenhadas em aprender para realizar uma festa cada ano mais bonita. A partir desse curso, os alunos poderão produzir não só para o Carnaval, mas também para outros festivais promovidos na cidade, aproveitando o investimento do Prefeito Jorge Mario que tem realizado diversos festivais”, frisou Milton Cunha. O carnavalesco iniciou sua carreira na Beija-Flor, onde ficou de 1994 a 1997. Milton assinou ainda desfiles da União da Ilha, Unidos da Tijuca e Viradouro, entre outras.Aluna confecciona adereços carnavalescos no Planseq do Carnaval - Foto: Roberto Ferreira

Célia Domingues, coordenadora do Planseq Carnaval no Estado do Rio, acompanhou Milton Cunha na visita a Teresópolis.

“O projeto existe em 12 municípios do Estado. Na capital são 60 núcleos de formação e estamos realizando visitas a todos os núcleos para conversarmos com alunos e instrutores sobre os cursos. O intuito é verificar se as aulas estão dentro da proposta do Planseq e ainda ouvirmos a opinião de todos, se é preciso fazer mudanças e quais seriam elas. Estamos muito satisfeitos com o envolvimento dos alunos e o comprometimento da Prefeitura de Teresópolis neste projeto”, avaliou a coordenadora.

Para o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, a vinda de Milton Cunha à Teresópolis é uma honra para o município. “É um imenso prazer receber um profissional de grande gabarito como o Milton em nossa cidade. É importante para os alunos ver que uma pessoa do porte dele está à frente do projeto”, afirmou o Secretário, lembrando o comprometimento do Governo Jorge Mario com as pessoas que fazem o Carnaval acontecer em Teresópolis.

Os alunos ficaram entusiasmados com a visita do carnavalesco e sua equipe. “Eu estou gostando muito do curso, tenho aprendido as técnicas para confeccionar adereços e alegorias para a minha escola, Rainha do Alto. Quando vi o Milton Cunha fiquei feliz porque a participação dele, que é um conceituado carnavalesco, mostra a seriedade do projeto”, comentou a artista plástica Márcia Bettin.

Conquista da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, o Planseq do Carnaval é fruto de parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras-RJ) e a Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART). A ideia é que os trabalhadores se habilitem não só em serviços relacionados à produção dos desfiles das escolas, mas atuem também em setores que aproveitem a mesma mão de obra, como shows e espetáculos teatrais.

Com 200 horas-aula e duração de quatro meses, os cursos de adereços e de chapelaria do Planseq do Carnaval são gratuitos. As vagas são preenchidas por presidentes de agremiações e pessoas da comunidade do samba indicadas por eles. Participam das aulas representantes das dez escolas de samba de Teresópolis: Bambas da Serra, Cala Boca, Gaviões da Colina, Imperatriz do Perpétuo, Leões da Tijuca, Mocidade Unidos do Rosário, Rainha do Alto, Roseira Imperial, Unidos de Santa Cecília e Unidos de São Pedro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui