Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz "junino"

5ª edição aconteceu neste domingo

Teresópolis, 10/06/2010 - Sanfonas, acordeons e muita quadrilha deram o clima deste domingo, 6 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, durante o 5º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, temporada 2010. Desta vez, o evento teve como tema a época das festas juninas e contou com a participação de diversos artistas e a utilização dos mais variados instrumentos.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o encontro foi um sucesso. “O tema foi bem escolhido e reuniu ingredientes que combinam muito com o Encontro de Cultura de Raiz. A cada edição, descobrimos mais talentos teresopolitanos, dando oportunidade aos muitos artistas locais e garantindo ao público momentos de cultura, alegria e descontração”, avaliou.

O engenheiro agrônomo Beto Selig comandou a apresentação do encontro, que seguiu formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça. Entre os artistas, o destaque foi para os sanfoneiros e acordeonistas, que fizeram enorme sucesso. Francisco Corino, com seu acordeon, fez sua estreia no Cultura de Raiz tocando Asa Branca. Cearense, Corino está em Teresópolis há 30 anos e estava há muito sem tocar. “Quando recebi o convite, resolvi treinar para esta apresentação. Adorei e, com certeza, virei outras vezes”, comentou.

Amado Rodrigues agradou com ‘Adeus meu Rio Grande’, enquanto o violonista Geremias Cruz apostou em ‘Tico-Tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu.

A Banda Sobretudo arrancou muitos aplausos com músicas como Banquete dos Signos, Avohai e Frevo Mulher, de Zé Ramalho. Outro estreante, Levi Dias, encantou com ‘Luar do Sertão’ e ‘Saudade do Matão’. “Este programa é maravilhoso, porque dá oportunidade real a muitos artistas. Só tenho a agradecer”, comentou.

Aproveitando o tema das festas juninas, Wagner Tadeu fez uma homenagem a São João, acompanhado por Patrícia Araújo e Beto Selig. Moacir Rosa, na viola, apresentou o pagode ‘A coisa tá feia’, e, com José Edeson Rosa, no acordeon, encantou o público com a divertida ‘Futebol da Bicharada’. Sob o comando de Célia Seabra, o grupo Brasil Brincante apresentou peças de festas juninas dos folclores português e brasileiro. E o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira, acompanhado por Genaro da Zabumba, Jacaré, Zé Luiz e Pereira, agitou a galera com muito forró e, é claro, música de quadrilha, fazendo o público levantar e dançar a valer. Com seu acordeon, Cândido Neto foi outro que levantou a plateia cantando o Boi Bumbá e lembrando a Festa de Parintins, no Amazonas.

Destaque ainda para Zé Quirino, que se apresentou com Patrícia Araújo, e Crésio da Vila, que entrou no palco em ritmo de Copa do Mundo. Ivson Lins encantou a plateia com ‘De volta pro aconchego’. Charles Anjo cantou poemas musicados do livro de Leonor Garcia e parabenizou a Secretaria de Cultura pelo projeto. “Vocês merecem os parabéns por fazer cultura de verdade”, destacou. Logo em seguida, se apresentou com PC de SI e Gisele Rosini, cantando ‘Olhos Coloridos’. E, encerrando a edição, mais agito com Os Três do Forró, grupo formado por Gegê do Forró, Daniel Vieira e Paulo Medeiros.

Além da movimentação interna, o evento teve ainda a participação de artesãos, que montaram estandes de frutas, mel, pintura em tecido e crochê na área externa da Casa de Cultura. A artesã aposentada Maria Teresa Ramos aprovou o evento. “Já vim várias vezes e gosto demais. Este programa é muito alegre”, comentou a artesã, que não perdeu tempo e dançou muita quadrilha.

Participantes

Participaram do 5º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2010 os seguintes artistas: Clotilde Soares de Souza, Arnaldo da Gaita, Francisco Corino, Wagner Tadeu, Patrícia Araújo, Beto Selig, Paulo Medeiros, Enete Silva, Genaro da Zabumba, Moacir Rosa, José Edeson Rosa, Amado Rodrigues, Vera Bocard, Geremias Cruz, Levi Dias, Célia Seabra, Grupo Brasil Brincante, Zé Luis, Carmem Bartoly, Marcos André, ‘Seu’ Timbira, Júlio Jacaré, Pereira, Ivanil Rezende, Banda Sobretudo (Luciano, Lino, Tito, Tatiana, Pâmela e Rodrigão), Cândido Neto, Zé Quirino, PC de SI, Gaúcho e Seus Amigos, Roberto Müller, Deusecílio, Crésio da Vila, Charles Anjo, Gisele Rosini, Ivson Lins, Nelson Gogó de Ouro e Os três do Forró (Gegê do Forró, Daniel Vieira e Paulo Medeiros).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui