Teresópolis toda na Internet

 

 

Semana do Meio Ambiente

Eventos comemoraram a data em Teresópolis

Teresópolis, 10/06/2010 - Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, festejado na última semana, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, promoveu uma série de atividades que seguem até o dia 11 de junho. A programação conta com palestras em entidades e escolas, discutindo assuntos relevantes à preservação do meio ambiente.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, a política ambiental executada pelo Governo Jorge Mario vem registrando várias conquistas desde 2009.

Entre elas, a transformação do aterro controlado em aterro sanitário, a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o maior do Estado do Rio de Janeiro, a implantação do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, que elabora um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o município, e a criação do Projeto Quartas Ambientais, ciclo de palestras voltado para a conscientização da população sobre os principais problemas ambientais da atualidade.

“A instalação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a implantação da coleta seletiva solidária de lixo em 22 bairros da cidade são outras iniciativas importantes na área ambiental. E agora, estamos investindo também na proteção dos recursos hídricos com a criação do Parque Fluvial do Rio Paquequer. Como vemos, Teresópolis tem muito o que comemorar nesta Semana do Meio Ambiente”, avalia o Secretário Flávio Castro.

Segundo Leandro Coutinho, Diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e coordenador da programação pela Semana do Meio Ambiente, o objetivo das atividades é estreitar o contato entre o poder público e a comunidade e incentivar o debate sobre os problemas ambientais, estimulando a população a apresentar propostas para solucionar as principais questões ecológicas existentes no município. “A Secretaria de Meio Ambiente tem o pensamento voltado para uma educação permanente da população. A apresentação desse vídeo demonstra claramente a importância da participação popular para garantir a construção de uma gestão ambiental melhor para a cidade”, explicou Leandro

O filme “Saneamento Básico”, exibido no final de semana na Praça Olímpica, conta a estória de um grupo de descendentes de colonos italianos, em uma pequena vila na serra gaúcha, que se reúne para garantir a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto: uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão então é formada pelos próprios colonos, para pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, foram informados de que não havia verba para saneamento básico, mas que sobrava para a produção de um vídeo. Dessa forma o grupo resolveu fazer um vídeo de ficção sobre saneamento básico.

Apesar do frio, o programa, ao ar livre, agradou muito quem apareceu para assistir a fita. “Achei sensacional a programação e a escolha do vídeo. Esse filme é simplesmente maravilhoso, artistas, roteiro, tudo, além de trazer uma mensagem séria de forma leve e divertida. É uma mensagem para a nossa vida contemporânea muito importante. E ainda saímos na frente da Rede Globo que está anunciando o filme”, elogiou Yemen Oberst, estudante em Gestão Ambiental. Para o apresentador de TV, Alexis de Bagé, presente na exibição do filme, o evento promoveu diversão de forma graciosa, gratuita e ao ar livre. "Todos que aqui estiveram puderam aproveitar um programa de primeira linha", concluiu Alexis.

As atividades pela a Semana do Meio Ambiente continuam até o dia 11 de junho com encontros com as comunidades e palestras nas escolas e entidades.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui