Teresópolis toda na Internet

 

 

Campanha de Vacinação neste sábado

Leve seu filho e proteja-o da Paralisia InfantilVacinação - Foto: Arquivo / Ascom

Teresópolis, 10/06/2010 - Com o tema “Vacinou, é gol – vamos vestir a camisa da vacinação infantil”, acontece neste sábado, 12 de junho, a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil.

Das 8h às 17h estarão funcionando 24 postos fixos e 3 volantes, na cidade e no interior. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 11.851 crianças com menos de 5 anos de idade em Teresópolis, sendo 2.248 menores de 1 ano e 9.603 na faixa de 1 a 5 anos incompletos. Esses números correspondem a 95% da população alvo da campanha. Deverá ser apresentada a caderneta de vacinação.

“Mesmo quem já recebeu a vacina anteriormente deverá ser levado aos postos para tomar as gotinhas da vacina Sabin”, orienta a Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar. “Nas unidades fixas, vamos aproveitar a campanha para completar o cartão de rotina com outras vacinas que estejam atrasadas”, completa. Para atingir este objetivo, também estarão disponíveis as vacinas tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Os postos fixos de vacinação funcionarão nas seguintes unidades de saúde do município: Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea), Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje (Tiro de Guerra - São Pedro); nos PSFs do Rosário, Perpétuo, Pimenteiras, Meudon, Granja Guarani, Araras, Fonte Santa, Barra do Imbuí, Venda Nova e Vargem Grande; e nas unidades básicas de Albuquerque, Granja Florestal, Pessegueiros, Volta do Pião, Bonsucesso e Vieira.

Também funcionarão postos de vacinação nas escolas municipais Marília Porto (Santa Cecília), Dorvalino de Oliveira (Coreia), José Gonçalves da Silva (Caleme) e Sizenando Adolfo Tayt-Sohn (Mottas), bem como no Centro Comunitário da Quinta Lebrão.

Já as unidades móveis estarão baseadas na Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis – Alto), na Praça Baltasar da Silveira (Matriz de Santa Teresa – Várzea) e na localidade de Mottas (3º Distrito).

H1N1 – A Secretaria de Saúde informa que o município continua vacinando contra a Influenza H1N1 apenas as crianças menores de 9 anos que já receberam a primeira dose da vacina. Portanto, os pais devem levá-las aos postos de saúde para que recebam a dose de reforço.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Quem deve se vacinar durante a campanha nacional contra a paralisia infantil?
Todas as crianças na faixa etária de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos.

Recém-nascidos devem tomar as duas gotinhas?
Sim. Os pais devem levar o bebê ao posto de vacinação mais próximo, assim que a criança receber alta.

Quem tem 5 anos completos precisa tomar a vacina?
Não, pois a concentração dos casos de poliomielite é na faixa etária menor de 5 anos, faixa de maior risco, por isto são vacinadas apenas as crianças menores de 5 anos.

Quem tomou a primeira dose em junho precisa tomar a segunda dose em agosto?
Sim. A única exceção é a criança que completou 5 anos após a primeira etapa da campanha nacional.

A criança que tomou todas as doses de rotina, mais o reforço, deve participar da campanha?
Sim, é fundamental participar. Quando todas as crianças são vacinadas elas liberam no meio ambiente o vírus vacinal, o que possibilita formar uma imunidade de grupo, uma proteção coletiva. O vírus que ela libera ajuda a proteger a família, os amigos, enfim todos os que convivem com a criança. Os vírus são liberados por intermédio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar, além da urina e das fezes.

Se a poliomielite foi erradicada do Brasil, por que as crianças precisam ser vacinadas?
Atualmente as ações do Programa Nacional de Imunizações com a vacina oral poliomielite (VOP) na fase pós-certificação estão voltadas para a prevenção da reintrodução do poliovírus selvagem no país. Enquanto houver circulação do vírus selvagem em qualquer região do mundo, o risco de importação de casos provenientes de países endêmicos (Paquistão, Índia, Nigéria, Afeganistão/OMS em 11.05.2010) justifica a continuidade da vacinação contra poliomielite.

Existe contra indicações da vacina?
Não há contra-indicações absolutas à administração da vacina oral contra a poliomielite. Mas é importante evitar a vacinação de crianças com as seguintes características:
• portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C;
• com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina;
• que, no passado, apresentaram qualquer reação anormal a esta vacina;
• imunologicamente deficientes, devido a tratamento com imunossupressores, ou de outra forma adquirida, ou ainda com deficiência imunológica congênita;
• com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

(Informações do Ministério da Saúde)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui