Teresópolis toda na Internet

 

 

Complexo petroquímico beneficiará Teresópolis

Cidade integrada ao Conleste

Teresópolis, 10/06/2010 - Pleito do Prefeito Jorge Mario desde o início de sua gestão, Teresópolis é o 13º município a integrar o Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste).

A adesão foi formalizada em uma reunião do consórcio em Itaboraí. A criação do Conleste tem por objetivo definir estratégia e atuação conjuntas diante dos possíveis impactos sociais decorrentes da implantação do megaprojeto de investimento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, em Itaboraí. Os municípios integrantes do consórcio receberão compensações, como incentivos fiscais para a entrada de novas empresas e a instalação escolas técnicas.

“A entrada de Teresópolis como um dos municípios do Conleste representa um grande avanço para a cidade, pois vai proporcionar a criação de mais empregos para a população, e incrementar o turismo corporativo no município”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, pontuou como foi o processo de adesão de Teresópolis. “Participamos de diversas reuniões com representantes da Petrobrás e do Conleste, com encaminhamento de ofícios e exposição oral dos motivos pelos quais o nosso município deveria se inserido no consórcio. Graças ao excelente relacionamento do Prefeito Jorge Mario com os prefeitos que compõem o consórcio, tivemos êxito e Teresópolis passa a ser membro efetivo do Conleste. Agradeço ainda o apoio incondicional dos prefeitos de Itaboraí, Sérgio Soares, Tanguá, Carlos Pereira, Rio Bonito, José Luiz Antunes, e de Maricá, Washington Quaquá”.

De acordo com o Secretário, o próximo passo será a realização de um seminário para explicar para toda a sociedade sobre as implicações dessa integração, como os benefícios que a cidade terá. “Dentre os benefícios que teremos estão o investimento em saneamento básico, facilitação para a entrada de empresas, especialmente as de tecnologia, reflorestamento e recuperação de mananciais e a instalação de escolas técnicas, proporcionando capacitação profissional para os moradores”, enumerou Marcos Ferreira dos Santos, lembrando que a integração de Teresópolis acontece num bom momento, pois acaba de ser anunciada a implantação de mais uma refinaria no Complexo Petroquímico, o que vai gerar cerca de 300 mil empregos.

Comperj

O Comperj — Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro — está sendo construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí, com investimentos previstos em torno de US$ 8.38 bilhões. A produção de resinas termoplásticas e combustíveis consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e irá gerar cerca de 300 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional.

A implantação do Complexo Petroquímico em Itaboraí, pelo nível de investimentos, geração de empregos e arrecadação de impostos, trará nítidos benefícios e transformará, significativamente, o perfil sócio-econômico de todo o entorno do Complexo. Nesta perspectiva, os municípios que compõem esta área de influência criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense. O consórcio tem por objetivo definir estratégia e atuação conjuntas diante dos possíveis impactos sociais decorrentes da implantação do megaprojeto. O Conleste, além de Itaboraí, reúne os municípios de Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e, a partir de agora, Teresópolis.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui