Teresópolis toda na Internet

 

 

Unifeso em Congressos Internacionais

Artigos de professor aceitos em congressos

Teresópolis, 08/06/2010 - Mais uma vez o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) confirma a qualidade do seu corpo docente. Dessa vez, o professor Alexandre José Cadilhe, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia e Matemática, teve dois artigos aceitos em congressos internacionais.

O professor apresentará o trabalho "Interação e discurso em um contexto de mudança na educação médica brasileira: um estudo sobre aprendizagem baseada em problemas" no “Congresso Internacional Interação e Linguagem II", que acontece entre os dias 7 e 9 de junho na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Já nos dias 28 e 30 e junho o professor participará do evento “Communication, Medicine and Ethics - COMET" (Comunicação, Medicina e Ética), que ocorrerá no “School of Public Health of Boston University” (Instituto de Saúde Pública da Universidade de Boston - EUA).

Na ocasião o professor Alexandre Cadilhe apresentará o trabalho "Discourse Technologization and Medical Education: the use of role-play in the construction for competencies and professional identity" (Tecnologização do discurso e educação médica: o uso do role-play na construção de competências e da identidade profissional).

Ambas as pesquisas se relacionam com estudos realizados a partir do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO, em que o professor investigou o processo de mudança curricular no curso de Medicina do Centro Universitário através de um estudo microetnográfico das interações dos estudantes em dois cenários de aprendizagem: a tutoria e o laboratório de habilidades. “Tal abordagem permite uma maior compreensão do que acontece na prática neste contexto de mudança, permitindo, então, avaliar de que modo tal mudança está sendo implementada no que diz respeito à aprendizagem significativa e humanização profissional”, destacou o professor.

Alexandre Cadilhe ressalta a importância de professores do UNIFESO apresentarem trabalhos científicos em congressos de grande porte. “É uma excelente oportunidade de poder trocar experiências, informações e conhecimentos sobre as pesquisas que desenvolvemos. Além disso, divulgamos a produção acadêmica de nossa instituição, tendo em vista que em ambos os eventos haverá a participação de pesquisadores de diversos países”, completou.

Currículo de excelência

O professor é doutorando do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem especialização em Leitura e Produção Textual pela UFF e em Implantação de Processos de Mudança no Ensino Superior no UNIFESO. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui