Teresópolis toda na Internet

 

 

Música na Matriz neste domingo

Coral Municipal de Petrópolis

Teresópolis, 02/06/2010 - Será realizado neste domingo, 6 de junho, às 16h, na Matriz de Santa Teresa (Praça Baltasar da Silveira, s/nº - Centro), mais uma edição do projeto Música na Matriz. Desta vez, a atração do projeto, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, será o Coral Municipal de Petrópolis, que se apresentará sob a regência do maestro Paulo Afonso.

No repertório estão previstas obras de estilos e compositores variados, como Huston Bright, A. Gonsalez, e Randall Thompsom, além dos brasileiros Villa-Lobos, Gilberto Gil e Noel Rosa, entre outros.

Fundado em maio de 1976, o Coral Municipal de Petrópolis é composto por 30 integrantes e figura hoje como um ícone cultural da cidade de Petrópolis, responsável pela execução de obras importantes através de projetos e ‘séries musicais’ e pela participação nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara. Foi responsável pela estreia de obras famosas no Brasil, como a ‘Missa Coralis’, de Lizt, e a ‘Missa para Coro e Órgão’, de Brahms, além de diversas obras resgatadas do período barroco mineiro, com destaque para as ‘Matinas de Natal’, de João de Deus Castro Lobo.

Por conta da qualidade e do repertório eclético, que contempla todos os estilos e fases da cultura mundial, o coral tem atraído a atenção de renomados conjuntos musicais e orquestras desde sua fundação, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata de Santa Thereza, Orquestra Sinfônica da UFRJ, e a Orquestra Petrobrás Sinfônica, com quem já atuou em parceria para a apresentação de diversos clássicos.

Regente do Coral Municipal de Petrópolis desde 2001, o maestro Paulo Afonso Filho iniciou sua formação musical aos nove anos em Petrópolis, na Escola de Música Santa Cecília. No Conservatório Brasileiro de Música, graduou-se em Teoria e Solfejo e ainda estudou violoncelo e percussão. Atualmente, além do Coral Municipal, Paulo Afonso dirige também os grupos Coral ProTempore, Quartifuza Ensemble, especializado em música da renascença e barroco, além do Coral da Associação de Parksonianos de Petrópolis e do Coral Juvenil João Carlos.

Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem a coordenação da professora Célia Seabra e, desde o início deste ano, passou a ter apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa. “O Música na Matriz é um projeto vitorioso, que recebe nosso constante incentivo e empenho para sua continuidade. Em 2010, aumentamos o número de recitais, tendo como base justamente o grande público que nos prestigia. Neste domingo, com o Coral Municipal de Petrópolis, não será diferente. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui