Teresópolis toda na Internet

 

 

5ª edição do "Prefeito nos Bairros"

Prefeito visitou local de futura creche

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 01/06/2010 - O Prefeito Jorge Mario e seus secretários estiveram, no último sábado, 28, na Escola Municipal Antônio Santiago, em Agriões, para conversar com os moradores da Região 5 do Orçamento Participativo: Agriões, Beira Linha, Cascata Guarani, Corta Vento, Fazendinha, Jardim Serrano e Panorama.

Cumprindo o compromisso de realizar uma administração com a participação popular, Jorge Mario e sua equipe, em mais uma edição do ‘Prefeito nos Bairros’, ouviram suas demandas. Na ocasião, o Prefeito visitou moradores e esteve na casa onde será instalada a creche da Beira Linha, que atenderá também às famílias de Fátima. Troca da pavimentação de vias também está prevista para a comunidade. Desde o início do projeto, o Prefeito e o secretariado já passaram por cinco regiões, com 40 bairros inclusos.Foto: Marco Esteves

“Estamos aqui para ouvir as solicitações dos moradores e também para darmos boas notícias, como a instalação da creche da Beira Linha, uma demanda das plenárias do Orçamento Participativo, que se tornará uma realidade nos próximos meses. A troca da pavimentação da Rua Paraná, também na Beira Linha, também está prevista para o próximo semestre, assim como em outras vias do bairro. Além disso, estamos providenciando o projeto para a construção de um muro de contenção, no Corta Vento. Ou seja, essas obras mostram que uma administração na qual a população tem voz ativa dá bons resultados, pois buscamos implementar ações e serviços importantes sob o ponto de vista dos próprios moradores”, frisou o Prefeito Jorge Mario.

O Prefeito Jorge Mario recebeu o Conselho Escolar do Antônio Santiago, que fez algumas reivindicações e elogiou o Plano de Cargos e Salários da Educação. “Precisamos de uma cobertura para a área de acesso aos banheiros. Gostaríamos de pedir a presença periódica de um dentista na escola para prestar alguns atendimentos às crianças, como limpeza dentária e aplicação de flúor. Aproveitamos para parabenizar o Prefeito pelo plano de cargos e salários. Estamos muito satisfeitos com a valorização da nossa classe”, solicitou a auxiliar de direção e integrante do conselho Danielle Mello Fernandes. O Prefeito anotou todas as demandas e se comprometeu a dar prioridade aos pedidos.

Lideranças comunitárias

O presidente da Associação de Moradores da Beira Linha, Sidney de Moura, aprova o projeto da Prefeitura. “O Prefeito nos Bairros é uma boa oportunidade para os moradores e seus representantes falarem sobre suas necessidades. Estou aqui para repassar os pedidos da Beira Linha, entre eles, a construção de uma quadra de esportes e a reforma do Posto de Saúde, além de alguns serviços públicos, como reparos em manilhas”, apontou Sidney.

Para o presidente da Associação de Moradores do Corta Vento, Antônio Carlos Rodrigues Vieira, o processo democrático do Prefeito nos Bairros ajuda a Prefeitura a desenvolver políticas comunitárias. “Nós sabemos que o governo atual herdou diversos problemas, pois há necessidades dos bairros que se estendem há anos. O importante é que o Prefeito está disposto a nos ouvir e buscar soluções”.

Demandas da população

As Secretárias de Obras e Serviços Públicos, Educação, Governo e Saúde foram as mais procuradas nesta quinta edição do ‘Prefeito nos Bairros’. João Manoel França de Souza, morador da Rua Augusto Amaral Peixoto, no Alto, levou uma reivindicação de vários moradores do local, a instalação de manilhas para a captação de esgoto. “Acredito que o Jorge Mario está buscando o melhor para a nossa cidade. Na minha rua, uma necessidade é a colocação de manilhas para esgoto”, disse João, esperançoso. Nilza Oliveira Lattanzi, moradora das Iúcas, que solicitou iluminação pública para sua rua, elogiou a ação. “Eu não imaginava um projeto de governo tão bom como este. Espero ter sucesso nos pedidos que fiz”, comentou.

Cidadania

Com coordenação da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek, organização da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, orientação da Secretaria de Governo e apoio logístico da Ouvidoria Geral, a iniciativa cumpre compromisso de campanha do Prefeito Jorge Mario de aproximar ainda mais a administração municipal da população para a prestação de importantes serviços.

Confirmando o projeto como um verdadeiro mutirão da cidadania, os moradores contaram também com requerimento de vários documentos. O serviço foi garantido através da parceria firmada entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado, que disponibilizou equipes da Fundação Leão XIII e do DETRAN para fazer a solicitação de primeira via da carteira de identidade e do pedido de isenção de taxa para a segunda via do documento, além de certidão de nascimento e de casamento e atestado de óbito.

Medição de pressão arterial, procedimentos odontológicos e orientação em saúde bucal, com distribuição de escovas e de pastas de dente, foram outros serviços à disposição do público. A diversão da criançada ficou por conta da cama elástica e piscina inflável montadas no local.

Canal de comunicação

O Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, fez um balanço do projeto. “O ‘Prefeito nos Bairros’ vem se consolidando como importante canal de comunicação entre a administração municipal e a população e tem sido muito bem aceito pelas comunidades. Além de ouvir as solicitações dos moradores, essa é uma chance de apresentarmos o que vem sendo feito pelo governo. As maiores demandas, desde a primeira edição, estão relacionadas a serviços públicos, área que estamos investindo especial atenção. Ao passo em que questões básicas forem sendo resolvidas, pretendemos discutir projetos maiores para cada bairro do município”, finalizou o secretário. Os vereadores Ademir Enfermeiro, Dr. Carlão e Cleyton Valentin marcaram presença.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui