Teresópolis toda na Internet

 

 

Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

Filme será exibido em diversos bairros

Ações ambientais ocorrem com frequência em Teresópolis - Foto: AqruivoTeresópolis, 01/06/2010 - Este ano, as atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, cujo dia é festejado no próximo sábado, 5 de junho, serão levadas a vários bairros da cidade. Coordenada pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, a programação conta com a parceria do SESC-Rio, que garantirá a exibição de filme com cunho ecológico, através do projeto Cine SESC. Haverá também palestras direcionadas para a conscientização ambiental.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, Teresópolis vem registrando várias conquistas desde 2009. Entre elas, a transformação do aterro controlado em aterro sanitário, com a correta operacionalização e disposição adequada do lixo, e a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o maior do Estado do Rio de Janeiro, com 5 mil hectares.

Também fazem parte da lista a implantação do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, que elabora um Plano de Desenvolvimento Sustentável para o município, e a criação do Projeto Quartas Ambientais, ciclo de palestras voltado para a conscientização da população sobre os principais problemas ambientais da atualidade. A instalação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a implantação da coleta seletiva solidária de lixo em 22 bairros da cidade são outras iniciativas importantes na área ambiental.

“Plantamos mais de seis mil mudas desde 2009, aumentando a cobertura vegetal da cidade, e estamos substituindo a vegetação exótica por plantas nativas da Mata Atlântica em vários espaços públicos, para atrair a fauna típica desse meio. E agora, o Governo Jorge Mario está investindo também na proteção dos recursos hídricos com a criação do Parque Fluvial do Rio Paquequer, anunciada na última sexta-feira. Como vemos, Teresópolis tem muito o que comemorar nesta Semana do Meio Ambiente”, avalia o Secretário Flávio Castro.

Programação

Iniciando as comemorações pela Semana do Meio Ambiente, desta terça, 1, até quinta, 3 de junho, o caminhão do Cine SESC estará em três comunidades exibindo o filme “Saneamento Básico”. Com apresentação ao ar livre sempre a partir das 18h30, na terça a sessão será realizada na Rua Tamoio, no ponto final de ônibus da Coreia; na quarta, a exibição acontecerá na Praça Juscelino Kubitschek, a da Casa de Cultura, no bairro de Fátima, e na quinta, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.

A comédia, lançada em 2007 e que tem no elenco os atores Lázaro Ramos, Wagner Moura e Camila Pitanga, conta a história dos moradores de uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha, que se reúnem para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da comunidade. Os moradores resolvem fazer um vídeo de ficção, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras.

“Também estão agendadas várias palestras nas comunidades e em diversas escolas até o dia 11 de junho, dentro do programa de educação ambiental executado pelo governo do Prefeito Jorge Mario”, explica Leandro Coutinho, Diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e coordenador da programação pela Semana do Meio Ambiente. “O objetivo do Governo Jorge Mario com essas atividades é estreitar o contato entre poder público e a comunidade e incentivar o debate sobre os problemas ambientais, estimulando a população a apresentar propostas para solucionar as principais questões ecológicas existentes no município”, conclui o Subsecretário de Meio Ambiente, Maurício Lopes.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui