Teresópolis toda na Internet

 

 

Encontro Municipal de Teatro

Evento reuniu profissionais da área

Ronaldo Fialho, Wanderley Peres, Amir Haddad, Flávio Sanctum e Ayrton Rebello - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 27/05/2010 - Atores, estudantes e agentes culturais ligados às artes cênicas se reuniram no último fim de semana, dias 22 e 23 de maio, na Casa de Cultura Adolpho Bloch para o I Encontro Municipal de Teatro de Teresópolis. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, teve dois dias de duração, incluindo palestras, oficinas e debates.

O encontro teve como objetivo reunir os profissionais e amantes do teatro na sua diversidade, com o intuito de discutir e trocar experiências no sentido de aprimorar a relação das artes cênicas com a gestão cultural do município. As atividades começaram no sábado, no Teatro da Casa de Cultura, com a realização de palestras com debates.

Flávio Sanctum - Foto: Cláudio FurtadoO pedagogo, ator e escritor Flávio Sanctum, do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), foi o primeiro palestrante a se apresentar, abordando os trabalhos desenvolvidos pelo CTO, fundado pelo renomado Augusto Boal.

Através de palestra e equipamento audiovisual, Sanctum, contou histórias, falou sobre a vida e a carreira de Augusto Boal e descreveu o método transgressor criado pelo teatrólogo, que busca a socialização por intermédio do teatro.Hamir Haddad - Foto: Cláudio Furtado

Logo depois, foi à vez do consagrado diretor teatral Amir Haddad que abordou o tema ‘Teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura e ator sem papel’, interagindo em boa parte do tempo com a plateia.

Muito mais do que uma palestra sobre teatro, Haddad falou sobre sua história de vida e sobre suas crenças num mundo melhor. Ao fim da explanação, Amir Haddad foi reverenciado e aplaudido de pé pelos participantes. “Foi um prazer estar aqui. E sem dúvida, uma boa troca de idéias e experiências”, disse.

Foto: Cláudio FurtadoPara o secretário de Cultura, Wanderley Peres, eventos como este contribuem de forma significativa para o engrandecimento cultural de Teresópolis.

“Além de reunir os profissionais da área, o encontro permitiu a discussão saudável, com troca de experiências, idéias e apresentação de sugestões. Estamos, desde o ano passado, buscando a realização de projetos culturais mais sólidos para a cultura. E o Encontro de Teatro certamente lançou sementes que vão germinar”, avaliou.

O subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, abriu oficialmente o evento, lembrando a importância do encontro.Oficina de teatro - Foto: Cláudio Furtado

“Este encontro vai gerar grandes benefícios para o setor das artes cênicas. É uma dívida que tínhamos desde o ano passado e que pode representar o pontapé inicial de muitos projetos, inclusive, a realização do Festival de Teatro, que pensamos desde o ano passado”, comentou.

O domingo, 23 de maio, foi dedicado à realização da oficina de Introdução ao Teatro-Fórum, ministrada por Flávio Sanctum, na Sala de Dança da Casa de Cultura. Ao longo de todo o dia, os participantes vivenciaram e conheceram a metodologia do Teatro do Oprimido e ainda participaram de jogos, exercícios e técnicas básicas do Teatro Imagem.

“O encontro foi bem interessante e acredito que tenha estimulado o movimento teatral de Teresópolis. Nosso intuito era mostrar às pessoas que existe uma possibilidade de teatro diferente, criando agentes multiplicadores, que possa atuar nas ruas utilizando o instrumento do Teatro do Oprimido para a transformação. Acho que avançamos bastante”, avaliou Sanctum.

Atores, estudantes e agentes culturais que participaram, aprovaram o encontro. “Foi maravilhoso. Deveríamos ter um encontro destes por mês. A oficina nos passou muita energia e sustentabilidade. Nós, artistas, precisamos mesmo ter outros modos de ver o teatro para ampliar nossa mente. Valeu a experiência”, elogiou a atriz Edinar Corradini. Aluna do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (CEEB), Samara Barbosa ficou satisfeita. “Achei interessante e criativo. Embora eu não seja do ramo de teatro, com certeza esta oficina vai me ajudar a me expressar melhor”, disse.

A atriz Nara Zeitune, que foi delegada na Conferência Nacional de Cultura representando Teresópolis, acredita que o encontro tenha alcançado sua finalidade. “Um dos objetivos era agregar os agentes envolvidos com o teatro em Teresópolis. E conseguimos. Além disso, as palestras foram interessantes, assim como as técnicas aplicadas na oficina. Um evento de alto nível, que vai permitir o aprimoramento dos atores de Teresópolis”. Atriz e professora de teatro, Jeanette Albuquerque concordou. “Foi muito bom o encontro. A oficina me surpreendeu. E acredito que todos os participantes estão se sentindo renovados”, comentou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui