Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto do HCT na Alemanha

Congresso internacional aceita dois trabalhos de Teresópolis

Teresópolis, 26/05/2010 - A Clínica de Insuficiência Cardíaca e Apoio ao Diagnóstico Cardiovascular do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (CLIC - HCTCO) teve dois trabalhos aprovados no Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca, que acontecerá em Berlim, na Alemanha, do dia 29 de maio ao dia 1º de junho. Os dois trabalhos foram produzidos por professores que atuam na CLIC do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O trabalho Physical and psychosocial determinants of quality of life in heart failure patients (Determinantes físicos e psicossociais da qualidade da vida em pacientes com insuficiência cardíaca), versa sobre estudo realizado na CLIC por equipe multidisciplinar após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEPq) do UNIFESO.

Com o objetivo de determinar e comparar a carga de domínios físicos e psicossociais, 86 pacientes com insuficiência cardíaca responderam, em 2009, questionários sobre qualidade de vida. “A pesquisa concluiu que os domínios físicos foram relacionados com a dispnéia de esforço, preponderando os psicossociais nessa população”, destacou a professora Marli Gomes de Oliveira, do curso de Enfermagem e autora principal do trabalho. “A insuficiência cardíaca é uma síndrome crônica e progressiva marcada pela limitação funcional decorrente de dispnéia e cansaço, que associados à dor, ansiedade e depressão pioram a qualidade de vida desses pacientes”, ponderou a pesquisadora.

O outro artigo aceito no congresso, Vaccinal status against influenza, pneumococcal and tetanus in heart failure patients admitted to a heart failure clinic: neglected recommendations (A frequência da vacinação contra a gripe, tétano e pneumococo em pacientes com insuficiência cardíaca atendidos em clínica de insuficiência cardíaca: recomendações negligenciadas), verificou que a descompensação por infecções respiratórias em pacientes com insuficiência cardíaca é responsável por grande parte das internações dos pacientes.

A Clínica

A Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC – HCTCO) é um projeto integrado de pesquisa, ensino e assistência especializada aos pacientes com insuficiência cardíaca. O projeto tem duas missões: promover vida com qualidade e produzir pesquisa e ensino. Foi montado com verba da FAPERJ e contrapartida do UNIFESO. É projeto do HCTCO, e funciona parte dentro do prédio do hospital e parte na Clínica-Escola de Fisioterapia. Oferece aos pacientes atendimento ambulatorial multiprofissional, exames de ecocardiografia, ergometria, MAPA e Holter, além de reabilitação cardiopulmonar. Os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina participam de forma integrada do atendimento individual, grupal, visitas domiciliares e realização dos exames complementares. O curso de Ciência da Computação está desenvolvendo um software para o atendimento e formação de banco de dados para a pesquisa.

O projeto CLIC é instrumento para que muitos projetos de pesquisa específicos se viabilizem. O ambulatório iniciou as atividades em março de 2009 e contou ao final do primeiro ano com 44 apresentações em congressos regionais, nacionais e internacionais.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui