Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto Alegria no HCTCO

Alunos levam carinho e diversão a pacientes

Teresópolis, 26/05/2010 - Músicas acompanhadas ao som de violão, teatros recheados de fantasias e maquiagens, contações de histórias e diversas atividades com balões moldáveis. Pequenos gestos de carinho, mas que fazem toda a diferença para os pacientes do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), Hospital de Ensino do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

As brincadeiras, com dia e hora para acontecer, ficam a cargo de uma turma animada e muito divertida que, munida da ciência da palhaçada, passa as tardes de domingo distribuindo doses generosas de bom humor para crianças e adultos internados. É o Projeto Alegria, formado por estudantes do UNIFESO e pessoas da própria comunidade que, de forma lúdica, buscam amenizar o sofrimento vivido pelos doentes.

Baseado nas experiências do médico Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams no filme Patch Adams - O amor é contagioso, o trabalho realizado pelos voluntários do Projeto Alegria leva carinho e diversão para quem precisa também em datas comemorativas como, por exemplo, Dia das Mães, Dia das Crianças e campanhas de vacinação. “É muito gratificante e reconfortante poder ajudar e levar carinho às pessoas. É impressionante a transformação dos pacientes, muitas vezes abatidos, que passam a sorrir e brincar quando os voluntários chegam. Recepcionados como se fossem da família, os estudantes que, no início, lidam com o estranhamento e a desconfiança, têm como recompensa um belo e comovente sorriso”, conta Gabriela Rodrigues Carlos, coordenadora do Projeto Alegria e estudante do quinto período de Farmácia.

Para acabar com os momentos de desânimo na internação, o trabalho realizado pelo Projeto Alegria requer a ajuda de mais voluntários. Gabriela Rodrigues explica que para fazer parte da equipe é necessário comparecer à Recepção do HCTCO, aos domingos, das 14h30 às 18h, ou entrar em contato pelo e-mail gabircarlos@gmail.com .

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho realizado no Hospital pode acessar a comunidade Projeto Alegria UNIFESO, no site de relacionamentos Orkut. Vale lembrar que qualquer pessoa, com força de vontade e espírito de solidariedade pode participar do Projeto Alegria. “Fazer parte do Projeto Alegria é muito especial para mim. A cada domingo saio do HCTCO mais renovada e acreditando na importância da humanização da saúde”, afirma a estudante.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui