Teresópolis toda na Internet

 

 

15 anos de Ciência da Computação no Unifeso

Seminário e maratona marcaram a data

Teresópolis, 26/05/2010 - Para comemorar os quinze anos do curso de Ciência da Computação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou o “VIII Seminário de Computação e Informática” que abordou temas como o mercado de trabalho, com palestras de professores da instituição, mesas-redondas, ex-coordenadores do curso e bate-papo com profissionais da computação que atuam na região serrana.

Participaram do evento, que aconteceu do dia 20 ao dia 22 de maio, estudantes do curso do UNIFESO e alunos do curso técnico em informática de Guapimirim e Magé.

Na abertura do evento, o professor Wagner Vianna Bretas, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), lembrou a trajetória do curso que começou como Técnico em Processamento de Dados (TPD) até a aprovação do MEC para transformá-lo em curso de Ciência da Computação. “No início o principal desafio era mostrar aos estudantes de TPD como podiam atuar em uma região onde não havia tradição de empresas de computação. Para isso, tivemos aulas sobre empreendedorismo e hoje é comprovado o sucesso do curso através das experiências profissionais dos egressos”, destacou o diretor.

O professor João Fernando Diniz Falcão, coordenador do curso, ressaltou a importância do evento. “Foi uma experiência válida para que os estudantes tirassem dúvidas sobre o mercado de trabalho e da infinidade de áreas em que podem atuar”, observou o coordenador, que foi o professor que ministrou a primeira aula do curso, quinze anos atrás, sobre Linguagem Técnica de Programação.

Entre os destaques do evento, palestras sobre empreendedorismo e o mundo acadêmico; área de computação e mercado de trabalho para o desenvolvimento de software, ministrada pelo professor Mozart Batista da Silva, do Instituto Superior de Instituto Superior de Tecnologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da empresa Allen Informática.

Danielle Martins, estudante do primeiro período, avaliou positivamente o evento. “Foi uma excelente iniciativa para conhecermos melhor a trajetória do curso do qual fazemos parte, além de permitir que tenhamos visão mais crítica a respeito do mercado de trabalho na área de computação”, declarou.

Os estudantes do curso técnico em informática que participaram do evento aprovaram a iniciativa. “Estudo o curso técnico e assim que terminar quero ingressar no curso de Ciência da Computação. Foi uma excelente oportunidade de conhecer o que o curso e o Centro Universitário oferecem a seus estudantes”, destacou Gabriel da Silva Vieira, estudante de Magé, que ficou encantado com a estrutura do Campus Sede do UNIFESO.

Maratona de Programação

Durante o evento aconteceu a “VII Maratona de Programação da Região Serrana”, em que estudantes de cursos de Ciência da Computação foram desafiados a solucionar problemas de programação. “A maratona é um exercício de raciocínio lógico e uma oportunidade para aprendermos a trabalhar em equipe”, declarou Moisés Baddini, do quarto período.

Resultado concurso do logo comemorativo

O estudante Weslei da Silva Ferreira, do quinto período, foi o vencedor do concurso que elegeu o logo comemorativo dos 15 anos do curso de Ciência da Computação. Weslei recebeu um vale-compra de livro no valor de R$ 100,00 (cem reais) e uma camiseta comemorativa do evento.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui