Teresópolis toda na Internet

 

 

Grafitti nos muros de Teresópolis

Artistas mostram sua arte nas ruas da cidade

Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 26/05/2010 - Uma movimentação diferente nas ruas da cidade chamou a atenção dos teresopolitanos neste sábado, 22, e no domingo, 23 de maio. É que a Secretaria de Cultura promoveu o projeto Grafitti Teresópolis, visando dar cara nova aos muros da cidade, além de divulgar a arte do grafitti no município.

Após a fase de preparação, nove jovens artistas plásticos passaram o domingo pintando muros, utilizando a técnica do grafitti. E os três locais escolhidos amanheceram nesta segunda-feira, 24, de cara nova.

Foto: Cláudio FurtadoO projeto atendeu a uma solicitação feita à Secretaria de Cultura pelo artista plástico Rafael Fortuna Barão durante a primeira edição do Projeto Prefeito nos Bairros, realizada em 30 de janeiro, no bairro de São Pedro. Assim, coordenados por Rafael (o Se7), oito artistas subiram a serra, vindos do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Petrópolis especialmente para transformar os muros da cidade.

O trabalho da equipe começou pelo muro do Centro Educacional Helena de Paula Tavares, em Araras. Juntos, Se7, Sebá, Smoky, Robinho, Leo, Sark, Gal, Davi e Doug fizeram um grande painel, abordando a biodiversidade, tema comemorado no sábado, 22.

Foto: Cláudio FurtadoÁrvores, elefante, macacos e outros elementos, até mesmo um King Kong, foram pintados no muro da escola, utilizando técnicas de grafitti, misturadas à técnica mista. E como ferramentas, os artistas utilizaram rolos, pincéis e muito spray. Foram utilizadas mais de 100 latas, além de três galões de tinta. “O local foi escolhido a dedo. É um espaço amplo, que coube bem ao tema. Ideal para que pudéssemos desenvolver bem o trabalho”, avaliou Smoky, que mora em São Gonçalo.

De Araras, os artistas partiram para o centro da cidade, onde pintaram a lateral da Casa Soraya, localizada na Avenida Delfim Moreira. Desta vez, os artistas trabalharam com tema livre e acabaram optando por desenhos mais urbanos, contrapondo com fundo mais poluído.

Por fim, já à noite, os nove jovens pintaram o último local escolhido: o muro de uma residência na Avenida Alberto Torres, exatamente na chamada ‘Curva do Sabão’, onde também trabalharam com tema livre.

Por volta das 22h, os artistas terminaram a tarefa, com sensação de satisfação. “Foi uma ideia perfeita. Muito interessante. Já estamos prontos para repetir”, comentou Sebá, do Rio de Janeiro, que grafita há oito anos. Leo, que veio de Petrópolis, concordou. “É muito bom fazer o que a gente gosta”, disse ele, que trabalha como vendedor e, nas horas vagas, faz trabalhos com grafitti. “Não é minha principal fonte de renda. O grafitti é algo que faço por prazer. Mas, torna-se um serviço freelancer sempre que possível”, completou.

Doug, também de Petrópolis, elogiou a iniciativa da Secretaria de Cultura. “É muito legal porque traz a arte urbana para o interior, afastando um pouco o foco da capital, o que dá um importante valor artístico ao trabalho”, comentou. Robinho, que é tatuador e grafiteiro profissional em Niterói, foi outro que saiu satisfeito. “Gostei muito de participar do projeto. Já estamos até pensando em propor à Secretaria de Cultura um próximo trabalho, mais abrangente, reunindo de forma integrada os quatro elementos do hip hop: o Dj, o Mc, o B-Boy e o grafiteiro. Em Niterói, acontece assim e dá certo. Aqui, em Teresópolis, também seria um sucesso”, comentou. “Os painéis foram criados por inspiração dos artistas envolvidos, zelando pelo bom gosto da obra e o bem-estar público. Foi um trabalho gostoso, que permitiu intercâmbio entre os artistas locais e de fora. Em minha opinião, o resultado ficou bastante interessante”, destacou Rafael Barão – Se7.

Aprovação do público

Ao longo de todo o dia, o trabalho dos meninos despertou interesse. Quem passava pelos locais dava pelo menos uma paradinha para um olhar mais atento. Os irmãos Thifani, 14 anos, e Bryan Souza Pimentel, de 11, fazem curso de desenho e não perderam a chance de observar. “Achei maravilhoso. Passei e fiz questão de parar para ver. Fiquei curiosa até para aprender”, disse a jovem. O casal Raphaella Lima e Juan Rodrigues também gostou. “Muito criativo. Dá vida ao local. Não tem como simplesmente passar e ir embora. Tem que dar uma paradinha para ver de perto”, disse Juan. A professora Priscila Mello foi além e já está pensando em pintar desta forma o muro de sua casa. “Isso é uma obra de arte. Eu também quero”, resumiu.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o trabalho dos artistas dá vida à cidade. “Foi uma grande maratona, um trabalho realizado com muita dedicação pelo pessoal da Cultura e os nove artistas convidados. Os painéis ficaram muito interessantes e se transformaram em atrativos turísticos e culturais de Teresópolis. A médio prazo realizaremos uma segunda edição do projeto. Tenho certeza que não faltarão locais para serem trabalhados”, comemorou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui