Teresópolis toda na Internet

 

 

Cursos para o Carnaval já começaram

Qualificação para fazer a festa de Teresópolis

Teresópolis, 20/05/2010 - Cerca de 50 alunos inscritos nos cursos oferecidos pelo Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval, compareceram, na última segunda-feira, 17, à sede da Organização Não-Governamental Mundo de Sofia, no Rosário, para dar início à primeira aula dos cursos de chapelaria e adereços.

Os cursos gratuitos darão novas oportunidades de trabalho e renda para as pessoas da cidade envolvidas com o Carnaval. Parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras-RJ) e a Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART), a iniciativa prevê a inclusão dos alunos formados no mercado de trabalho.

Com duração de quatro meses, o curso é gratuito. Os alunos têm direito ainda a transporte e lanche durante o período de aulas. A iniciativa prevê que os trabalhadores se habilitem na produção dos desfiles das escolas e também atuem nos diferentes eventos relacionados ao Carnaval e em setores que aproveitam a mesma mão de obra.

Segundo o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, o governo municipal mostra sua preocupação com a formação dos trabalhadores do município. “São ações como esta que devolvem a dignidade ao desempregado, através da sua inserção ao mercado do trabalho”. A Subsecretária de Educação Profissional, Rita Mello, acredita nas muitas possibilidades de trabalho que a capacitação oferece “O curso de adereços e chapelaria abre novas frentes, pois o egresso pode trabalhar não só no carnaval, mas durante todo o ano, com eventos, festas infantis, decorações de natal, cenários, vitrines e outros”.

Para Lilian Rabello, coordenadora do Planseq do Carnaval, além de profissionalizar, o curso traz uma visão empreendedora ao cidadão. “Saber administrar é uma grande ferramenta para desenvolver qualquer negócio. O Carnaval, hoje, é uma cultura que mexe com a economia da cidade, por isso, o grande interesse em profissionalizar cidadãos brasileiros”, comentou Lilian. O instrutor Renato Rodrigues veio da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, para ministrar as aulas de adereços e chapelaria. “É um mercado lucrativo e cada vez mais valorizado basta a pessoa ter disposição e criatividade”, disse Renato.

Satisfeito em ter preenchido as vagas oferecidas, o Presidente da Escola de Samba Cala Boca, Carlos Alberto de Assunção, comentou que o curso vai ajudar muito a escola e a comunidade.

“Como presidente, eu quero fazer uma carnaval mais bonito e todo mundo ganha com isso principalmente a cidade que atrairá mais turistas nessa época”. O carnavalesco Ney Nascimento também aproveitou a chance de se especializar ainda mais no curso de chapelaria. “Todo o conhecimento na área do Carnaval, para mim, é importante. Precisamos profissionalizar o Carnaval de Teresópolis e para isso é importante que a escola tenha sua própria mão de obra”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui