Teresópolis toda na Internet

 

 

Vacinação contra aftosa até dia 31

Vacina e aplicação sem custo para pequenos produtores

Teresópolis, 19/05/2010 - Prossegue até o dia 31 de maio a primeira etapa da edição 2010 da campanha de vacinação do gado bovino contra a febre aftosa. Embora a obrigação de imunizar os animais seja dos proprietários, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Agricultura, vem priorizando o atendimento dos pequenos produtores, que possuem até 50 bois, fornecendo a vacina e disponibilizando técnicos para a aplicação, sem custos. O atendimento pode ser agendado de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 2644-6905.

“A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente resistente e de difícil controle, que provoca expressiva morbidade. Ou seja, o gado fica muito doente, ocasionando grande perda para o criador, seja na produção de leite ou na de carne. Daí a importância de manter o gado vacinado, para que a febre aftosa permaneça sob controle”, orienta o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, acrescentando que, doentes, os animais perdem o valor, prejudicando o comércio e a renda do produtor.

O veterinário Marcos André Siqueira Cruz, da Secretaria Municipal de Agricultura, alerta: a vacinação é obrigatória. “Os criadores de gado bovino devem estar atentos e manter os animais imunizados contra a febre aftosa. Inclusive, por lei federal eles podem ser multados e até ter a propriedade interditada no caso do surgimento da doença”.

Há 13 anos o Estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa, sem o registro de casos da doença em seu rebanho bovino. A segunda etapa da campanha será realizada em novembro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui