Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival de Bandas Escolares foi sucesso

Belo espetáculo no Ginásio Pedrão

Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto FerreiraTeresópolis, 18/05/2010 - Com muito talento e criatividade, estudantes de dez escolas municipais, de cinco colégios estaduais e do CRAS Meudon (Centro de Referência da Assistência Social) garantiram um belo espetáculo ao público que prestigiou a edição 2010 do Festival de Bandas Escolares.

Realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu no último sábado, 15, no Ginásio Pedrão. Uniformizados e dominando com maestria os instrumentos musicais, os alunos encantaram a plateia com seus repertórios variados e coreografia impecáveis. Simultaneamente, ocorreu o encerramento do “Projeto Semana da Alimentação Escolar”, direcionado aos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, com oficinas variadas sobre nutrição, teatro e muitas atividades e brincadeiras.

Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto FerreiraAbrindo o evento pela manhã, as bandas das escolas municipais Sakurá (Ermitage) e Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso) executaram o Hino Nacional e o Hino a Teresópolis, sob aplausos das torcidas organizadas. Em seu discurso de abertura, a Secretária Municipal de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn parabenizou todos os participantes do Festival.

“As bandas escolares de Teresópolis já se notabilizaram pelas suas apresentações, mas eu gostaria de parabenizar especialmente seus maestros, que desenvolvem um trabalho tão bonito e competente frente às suas bandas escolares”, congratulou a Secretária.Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto Ferreira

Enquanto as 16 bandas se apresentavam para suas respectivas torcidas dentro do Ginásio Pedrão, do lado de fora centenas de crianças participavam das atividades oferecidas durante o evento: touro mecânico, teatro, tobogã inflável, cama elástica, oficinas de recreação e muito mais. Ana Elisa Costa, mãe de Beatriz Costa, aluna da Rede Municipal de Ensino, aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação.Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto Ferreira

“É muito bom as crianças poderem se divertir assim, com os amigos da escola e sem custo nenhum”, comemorou a mãe. “Até lanche minha filha ganhou”.

Após receber o troféu de participação no Festival de Bandas Escolares, entregue pela Chefe da Divisão de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Rabello, o maestro da Banda Municipal Sakurá, da Escola Sakurá, Nilton Freitas lembrou a época em que começou a tocar em uma banda, com 8 anos de idade.

Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto Ferreira“Comecei na banda do Instituto São Nicolau, em Magé, onde nasci, e hoje estou me formando na Faculdade de Música”, disse o maestro. “A participação em uma banda ajuda a criança a ter responsabilidade e a desenvolver o civismo e o convívio social, além de ajudar muito na autoestima. A Secretaria de Educação e a Prefeitura estão de parabéns em promover eventos como este”.

O professor Cândido Neto, um dos organizadores do evento, comemorou o sucesso do Festival e ressaltou as performances das bandas. “Algumas bandas deixaram o público encantado, tanto pelo desempenho musical e coreográfico, quanto pela indumentária tão deslumbrante e impecável”, disse Cândido, que também fez questão de ressaltar a participação das torcidas organizadas, que este ano ganharam premiação.

Fotos: Marcelo Ferreira e Roberto Ferreira“No primeiro turno o Festival esteve muito bonito, com a maioria das bandas abrilhantando aquela manhã ensolarada, mas no turno da tarde o clima esquentou ainda mais no Pedrão com muita gente e torcidas tão animadas que tivemos que premiar uma torcida a mais pela organização e desempenho”, completou Cândido.

Participaram do Festival de Bandas Escolares 2010, pela Rede Municipal: Banda Municipal Sakurá (EM Sakurá, Ermitage), Corporação Musical Neidy Angélica (EM Neidy Angélica, Vargem Grande), Banda de Tambores Mariana Leite Guimarães (EM Mariana Leite Guimarães, Bonsucesso), Corporação Musical CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes, São Pedro), Banda de Latas Reciclarte (EM Belkis Frony Morgado e EM Sebastião Branco, São Pedro), Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso, São Pedro), Corporação Musical Beatriz Silva (Centro Educacional Beatriz Silva, Barra do Imbuí), Banda de Tambores Cavaleiros de Apollo (Centro Educacional Helena Paula Tavares, Araras), Banda Manoel Medeiros (EM Manoel Medeiros, Vale do Paraíso) e Banda Fanfarra Paulo Freire (EM Paulo Freire, Vale do Paraíso). Da Rede Estadual, marcaram presença: Banda Marcial do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (Várzea), Banda Marcial Dragões Verdes (CIEP Amaury Amaral dos Santos, Fonte Santa), Banda Marcial do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Venda Nova), Banda Euclydes da Cunha (Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Alto) e a Banda Escolar do Colégio Estadual Presidente Bernardes (São Pedro). O Festival de Bandas Escolares contou ainda com a participação da Banda de Latas do CRAS Meudon, ação de protagonismo juvenil implantada pela Secretaria de Desenvolvimento Social no Governo Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui