Teresópolis toda na Internet

 

 

Núcleo de Prática Jurídica

Atendimentos gratuitos à comunidade

Teresópolis, 18/05/2010 - Para dar experiência prática aos estudantes do curso de Direito e propiciar assistência jurídica e gratuita à população carente, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) conta com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

O Núcleo tem como objetivos principais capacitar o estagiário a desenvolver conhecimentos relacionados à profissão de advogado, bem como iniciar o estudante na prática jurídica por meio de atividades práticas, reais ou simuladas, prestando serviços jurídicos às comunidades carentes, cuja metodologia inclui, entre outras, a redação de peças processuais, rotinas processuais, assistência em audiências, técnicas de conciliação, visitas a órgãos judiciários, participação em palestras e seminários.

O estágio curricular obrigatório, com duração de dois anos, é realizado como parte regular da grade de Direito para os alunos a partir do sétimo período – desde que tenham cursado 3/5 das disciplinas obrigatórias –, com a supervisão de professores-orientadores.

“Centro de profissionalização destinado à capacitação e ao treinamento dos estudantes, o NPJ fornece conhecimentos de ordem técnica e ética, visando transmitir a vivência do Direito dentro da realidade social”, explicou a professora Lygia Brandão da Silva Pombo, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica.

Além de contribuir para uma formação completa dos estudantes do UNIFESO, o NPJ desenvolve uma importante prestação de serviços à comunidade, possibilitando às pessoas com renda mensal de até um salário mínimo e meio o acesso gratuito à justiça. “As pessoas que precisam de um advogado e não têm como pagar por seus serviços podem procurar o atendimento dos estudantes, que se dá sempre com a orientação de um profissional da área, lembrando que para isso é preciso comprovar a renda mínima mensal exigida”, ressaltou Lygia Pombo, destacando que o estágio curricular obrigatório no NPJ, em 2009, registrou 1.965 atendimentos.

O Núcleo de Prática Jurídica do UNIFESO fica na Calçada da Fama (Rua Francisco Sá, 61 – Várzea) e oferece atendimento jurídico gratuito nas áreas cível, trabalhista, criminal e de família. Informações e agendamento pelo telefone (21) 2743-6751.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui