Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis no II Rio Eco Rural

Evento reuniu autoridades do EstadoSecretário de Agricultura de Teresópolis Fernando Mendes apresenta produto da agroindústria de Teresópolis ao Deputado Estadual Rogério Cabral e ao Governador Sérgio Cabral - Foto: Divulgação

Teresópolis, 18/05/2010 - A Prefeitura de Teresópolis, através das Secretarias de Agricultura e de Turismo, marcou presença no II Congresso Rio Eco Rural na última semana, no município vizinho de Nova Friburgo.

Realizado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo Deputado Estadual Rogério Cabral, o evento teve como objetivo apresentar uma nova proposta para o desenvolvimento do meio rural fluminense, sempre com foco no conceito da sustentabilidade.Secretário de Agricultura Fernando Mendes e equipe técnica no estande de Teresópolis no II Congresso Rio Eco Rural - Foto: Divulgação

Representando o Prefeito Jorge Mario, que estava cumprindo agenda em Brasília, o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, afirmou que é muito importante para Teresópolis participar de fóruns como o Rio Eco Rural, pois permite a discussão e a troca de experiência sobre problemas comuns relacionados à atividade agropecuária.

“Nesses encontros são apontadas demandas que resultam em propostas para a formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento do setor no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o evento possibilita que a população conheça e valorize a produção da agroindústria”, opinou.

Reunindo deputados, prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura, bem como profissionais ligados às áreas de agricultura familiar, pecuária, turismo rural e meio ambiente da região, o congresso foi aberto pelo Governador Sérgio Cabral, acompanhado do Vice-Governador, Luiz Fernando Pezão, e do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Alberto Mofati. Também participaram da abertura oficial a Secretária Estadual de Educação, Tereza Porto, e os deputados estaduais Jorge Picciani – presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e Christino Áureo. Sr. Ricardo Ferreira e Gov. Sérgio Cabral - Foto: Divulgação Padrão Águias

Também representaram a cidade de Teresópolis o Diretor da Divisão de Articulação e Relações Institucionais do Padrão Águias, Sr. Ricardo Ferreira, e a apoiadora do grupo, Daniele Costa. Na foto ao lado, Sr. Ricardo ao lado do Governador Sérgio Cabral.

Como aconteceu em março deste ano, quando esteve em Teresópolis e entregou ao Prefeito Jorge Mario os equipamentos da patrulha mecanizada para recuperação das estradas vicinais do município, o Governador fez a entrega a Nova Friburgo e Sumidouro de maquinário do Programa Estradas da Produção.

“O Governo do Estado tem trabalhado muito pelo interior, sobretudo na área agrícola, de maneira constante e entrosada com as cooperativas, sindicatos rurais e com a Federação Estadual de Agricultura. São máquinas que estamos entregando em todo estado. O programa Estradas da Produção vai mudar completamente a relação do agricultor com o Governo do Estado”, discursou Sérgio Cabral.

Palestras e feira de produtos agrícolas

O II Congresso Rio Eco Rural discutiu vários temas. Entre eles, a falta de equipamentos mecânicos para o meio rural, ausência de estradas de acesso às áreas de produção e dificuldade de acesso à educação para jovens que vivem no campo, além da criação de políticas de incentivos fiscais para o meio rural. Também fez parte da agenda uma discussão sobre as dificuldades de escoamento do que é produzido no campo.

O evento contou ainda com uma feira de produtos agrícolas da região. Em seu estande, Teresópolis expôs vários produtos in natura da agricultura local, como tangerina poncã, bem como mudas de hortaliças (empresa JAS). O espaço contou ainda com exposição e degustação de produtos da agroindústria do município: mel (Apiário Serras Verdejantes), queijo (Fazenda Genève), queijo e iogurte orgânicos (Fazenda Vale das Palmeiras), iogurte (Jopps), defumados (Freidman), sorvete (Sloop) e água mineral (Água Mineral Da Vida).

Com o objetivo de divulgar o potencial do turismo rural em Teresópolis, equipe técnica da Secretaria de Turismo distribuiu folheteria com os roteiros turísticos do município.

Fonte: AsCom / Sr. Ricardo Ferreira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui