Teresópolis toda na Internet

 

 

Sindmar apresenta megaprojeto

Centro de Simulação deve ser construído na PrataClique para ampliar - Foto: Portal Terê

Teresópolis, 14/05/2010 - A diretoria do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) apresentou, nesta noite de quinta-feira (13), o projeto da nova unidade de lazer e treinamento da entidade, a ser construída em Prata dos Aredes, área rural de Teresópolis.

Estiveram presentes na apresentação o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, o Diretor Financeiro do Sindmar, Jaílson Bispo, oficiais e técnicos que apresentaram o projeto, Secretários Municipais e representantes da Associação de Moradores de Prata dos Aredes, além da imprensa.

Coordenadora de Desenvolvimento Adalgisa, Sec. de Trabalho Marcos Santos, Diretor do Sindmar Jaílson Bispo e o Consultor Naval e Oficial da Marinha Mercante, Leonardo - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêO novo Centro de Simulação Aquaviária - CSA, que funciona como treinamento em partes simuladas de um navio, como o passadiço e as máquinas, será um dos mais modernos do mundo, superando em cerca de 10 vezes a capacidade do CSA hoje existente no centro do Rio de Janeiro.

Oficial Leonardo explica como funcionam as simulações - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêSerão construídos, por exemplo, seis simuladores de passadiço dentro de seis "cilindros" que abrigarão cinemas 360°, exibindo a imagem "real" que o Oficial teria dentro do navio.

Moradores de Prata dos Aredes fizeram parte da plateia - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêO Centro de Simulação serve ainda para auxiliar portos e construtores de embarcações, já que é possível reproduzir locais e navios reais - ou em construção - e simular as manobras possíveis.

Além do Centro de Treinamento, o projeto inclui hospedagem e lazer para os Oficiais da Marinha Mercante, que poderão passar suas horas de folga em Teresópolis. O terreno onde será instalada a nova unidade possui 845 mil metros quadrados e fica na localidade de Prata dos Aredes. Serão investidos R$ 30 milhões na construção da unidade, que está prevista para estar com toda a estrutura pronta e em pleno funcionamento no início de 2013. O início das obras está previsto para 2011.Presidente da Associação de Moradores falou sobre as preocupações de Prata dos Aredes - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

O Secretário de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos, destacou a geração de empregos para a cidade, que deve chegar a 300 durante as obras e a cerca de 70, após o início do funcionamento da unidade.Moradora mostra suas preocupações - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Ao final da apresentação, os moradores de Prata dos Aredes, onde será construído o megaprojeto, mostraram suas preocupações com relação à infraestrutura do local.


O presidente da Associação de Moradores, Jorge, sentou-se no palco e explicou que a estrada principal do bairro é bastante estreita, e seria necessário o alargamento da pista para receber os caminhões e trabalhadores da obra.

Secretário do Trabalho rebateu críticas ao projeto e disse que a iniciativa é fundamental para a cidade - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêDe acordo com um engenheiro morador do local, seriam necessárias desapropriações de terrenos para as melhoras na pista, o que também preocupa os proprietários das terras. Outros moradores demonstraram preocupação com a segurança do bairro, que atualmente possui poucos moradores, a maior parte produtores rurais.

O Secretário de Trabalho garantiu aos moradores que a Prefeitura irá analisar todas as questões, lembrando que o projeto é de um centro tecnológico, não poluente e que respeitará as leis ambientais. Toda a parte de floresta do local será mantida, e dos mais de 800 mil metros quadrados da propriedade, menos de 200 mil serão de área construída. Marcos frisou ainda que investimentos como este são essenciais para a nossa cidade, trazendo divisas e empregos.

Portal Terê

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui