Teresópolis toda na Internet

 

 

Qualificação para o Carnaval

Teresópolis tem novos cursos gratuitos do Planseq

Representantes das dez escolas de samba de Teresópolis aprovam a oferta dos cursos gratuitos de adereço e chapelaria do Planseq do Carnaval - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 13/05/2010 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, conquistou mais dois cursos gratuitos de qualificação profissional para o município.

É o Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval, que oferece 60 vagas para os cursos de adereço e chapelaria. Parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras-RJ) e a Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART), a iniciativa prevê a inclusão dos alunos formados no mercado de trabalho.

Direcionado principalmente a jovens a partir de 17 anos e pessoas desempregadas, o curso terá 200 horas-aula e duração de quatro meses. Além de gratuito, oferecerá lanche e transporte para os alunos. A ideia é que os trabalhadores se habilitem na produção dos desfiles das escolas e também atuem nos diferentes eventos relacionados ao Carnaval e em setores que aproveitam a mesma mão de obra, como shows e espetáculos. A aula inaugural acontece nesta segunda-feira, 17 de maio, às 13h, na sede da organização não-governamental Mundo de Sofia, localizada na Rua José Bandeira Viana, 233, no Rosário, onde funcionou o antigo depósito de gás.

A proposta foi apresentada nesta última segunda, 10, pelo Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, pela Subsecretária de Educação Profissional, Rita Mello, e por Lilian Rabello, da Amebras-RJ, aos representantes das dez escolas de samba de Teresópolis: Bambas da Serra, Cala Boca, Gaviões da Colina, Imperatriz do Perpétuo, Leões da Tijuca, Mocidade Unidos do Rosário, Rainha do Alto, Roseira Imperial, Unidos de Santa Cecília e Unidos de São Pedro.

“A profissionalização do Carnaval em Teresópolis é um compromisso do Prefeito Jorge Mario para o fortalecimento da folia como importante atrativo cultural e turístico do município. E a iniciativa começa pela qualificação da mão de obra deste setor. A meta é que as pessoas que trabalham nesta área, depois de formadas, sejam capazes de produzir renda e viver com mais dignidade”, explicou o Secretário.

Para Lilian Rabello, que é coordenadora do Planseq do Carnaval, trata-se de uma oportunidade única para o desenvolvimento da mão de obra local. “Com esse curso, as escolas de samba deixarão de trazer profissionais das áreas de adereços e de chapelaria de outros municípios para trabalhar no Carnaval de Teresópolis, já que passarão a contar com pessoal qualificado da própria cidade”.

A Subsecretária de Educação Profissional da Secretaria de Trabalho e Emprego, Rita Mello, fez questão de destacar que o trabalhador qualificado tem mais oportunidade no mercado de trabalho. “A Prefeitura vem fazendo convênios e firmando parcerias para aplicar da melhor forma os recursos repassados pelo Ministério do Trabalho, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador, para a qualificação de todas as categorias profissionais de Teresópolis. Afinal, trabalho é inclusão”.

Os representantes das escolas de samba da cidade aprovaram a iniciativa. “Demonstra a mudança da atitude da Prefeitura em relação ao Carnaval de Teresópolis. Os profissionais das escolas de samba têm que estar capacitados para melhor desenvolver o seu trabalho. Além disso, foi muito bom que as vagas dos cursos tenham sido distribuídas diretamente entre as agremiações”, elogiou Paulo Lima, presidente da Escola de Samba Leões da Tijuca.

A presidente da Escola de Samba Rainha do Alto, Marlene Tiarks, pretende fazer os dois cursos. “Afinal, eu sou a carnavalesca da minha escola. Também indicarei pessoas da minha comunidade. A possibilidade de contar com aderecistas da própria cidade será muito bom, pois além de reduzir os custos com profissionais de fora, daremos mais oportunidade para as pessoas da terra”, enalteceu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui