Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis debate a Cultura

Plano Estadual de Cultura está sendo criado

O encontro reuniu dezenas de participantes, de diversos segmentos culturais de Teresópolis - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 13/05/2010 - Dois importantes encontros discutiram a cultura nesta terça-feira, 11 de maio. Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, cerca de 30 agentes culturais, artistas e gestores públicos participaram do primeiro Encontro Municipal de Cultura na realizado na Região Serrana.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura de Teresópolis, e teve como objetivo debater questões visando a construção do Plano Estadual de Cultura. Enquanto isso, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, participou de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, onde foram debatidas questões ligadas à nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Na Casa de Cultura de Teresópolis, abrindo oficialmente o evento, foi exibido o vídeo institucional da Secretaria de Cultura, com as ações e projetos executados em 2009. O Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, deu as boas-vindas aos presentes, justificando, inclusive, a ausência do secretário, que encontrava-se no Rio de Janeiro. “Estamos aqui para que, junto com a equipe da Secretaria Estadual, possamos avançar na discussão do Plano Estadual de Cultura. É um passo importante para Teresópolis e que poderá gerar benefícios e captação de recursos para o nosso município. Temos representantes de diversos segmentos e a participação de todos, expondo suas idéias e questionamentos, é muito importante para auxiliar na construção do plano”, comentou, lembrando ainda os projetos já realizados em 2010 e também os que estão por vir.

Zeca Barros, coordenador do Plano Municipal de Cultura - Foto: Cláudio FurtadoLogo depois, os participantes ouviram a explanação do coordenador do Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, que explicou o motivo da reunião.

“Estamos realizando encontros em todos os municípios do Estado do Rio, com o objetivo de conhecer a cena cultural de cada um. Pelo o que acabamos de assistir, Teresópolis já sai na frente, pois vemos claramente que a Secretaria de Cultura de Teresópolis já atua em parceria com a sociedade, oferecendo oportunidades. O Plano Estadual de Cultura levará em consideração todo este cenário, sendo ainda mais abrangente, pois, além de propor uma política pública consolidada, com ações programadas a médio e longo prazos, vai possibilitar a continuidade de projetos bem sucedidos. Hoje, estes projetos são frequentemente prejudicados ou descontinuados por conta das mudanças de governos. E isso prejudica a cultura como um todo, pois impossibilita que tenhamos uma política contínua de cultura. Este é um dos problemas que o Plano Estadual de Cultura pretende solucionar”, ponderou, agradecendo ainda à Secretaria de Cultura. “Fomos muito bem recebidos pela equipe da Secretaria, que nos apoiou e nos deu toda a estrutura necessária para executarmos o trabalho”, completou.

Na primeira parte do encontro, Zeca Barros apresentou as etapas e objetivos do Plano Estadual de Cultura, que pretende trabalhar a partir de regiões culturais, apresentando também o diagnóstico feito pela Secretaria de Estado de Cultura até o momento. Já na segunda parte do evento, um grande bate-papo tomou conta da Casa de Cultura, dando aos participantes a oportunidade de falar sobre as potencialidades e as carências culturais de Teresópolis. Pontos de cultura, como o Grêmio Musical Paquequer, projetos em execução, como a Folia de Reis, o Cultura de Raiz e o Cultura nos Bairros, entidades representativas, como o Fórum e o Conselho Municipal de Cultura, projetos futuros, como Caravanas Euclidianas e a Lona Cultural, participação em editais e equipamentos culturais foram alguns dos assuntos tratados, aprofundando o diagnóstico e fornecendo maior munição à equipe da Secretaria Estadual para a formulação do Plano Estadual de Cultura.

Além do debate na Casa de Cultura, alguns pontos culturais de Teresópolis foram filmados e vão somar como material ao diagnóstico da Secretaria de Estado: Igreja de Santo Antônio, Espaço Cultural Higino, Sobrado Histórico José Francisco Lippi e Casa da Memória Arthur Dalmasso.

A Secretaria Estadual de Cultura já visitou a Costa Verde, o Médio Paraíba, Baixadas Litorâneas e parte da região Centro Sul. Agora, chegou à Região Serrana, começando por Teresópolis. A Secretaria de Estado de Cultura prevê a realização de mais de 130 reuniões até a conclusão do processo. Durante as próximas etapas do Plano Estadual de Cultura, o diagnóstico será refinado e se transformará em peça fundamental para a elaboração de programas e ações que objetivam a melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. E ao final deste processo, as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de lei estadual da Cultura.

O primeiro Encontro Municipal de Cultura na Região Serrana contou com a participação de agentes culturais, artistas, representantes de entidades e de diversos segmentos culturais da cidade, membros do Fórum e do Conselho Municipal de Cultura, além de gestores públicos de Teresópolis, entre eles, o vereador Cláudio Mello e o ex-deputado Nilton Salomão.

Lei de Fomento à Cultura

Ainda nesta terça-feira, 11, o secretário de Cultura, Wanderley Peres, participou, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, da audiência pública proposta pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A audiência, que teve a participação de representantes do Ministério da Cultura, teve como objetivo acolher propostas, sugestões e moções ao projeto de lei que propõe a criação da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A nova lei já está no Congresso e deve entrar em votação em junho deste ano. Daí, a iniciativa da Comissão de Educação e Cultura em realizar os encontros. “Precisamos unir esforços nesta batalha cívica-cultura. O Brasil é um país imenso e diverso e não cabe na renúncia fiscal como ela está desenhada hoje, após 18 anos de Lei Rouanet. Precisamos de um Fundo Nacional de Cultura robusto e com critérios públicos, como propõe a reforma da Lei”, salientou a deputada Alice Portugal, relatora da Comissão.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, tanto o encontro em Teresópolis, como sua participação na audiência pública na Alerj, são oportunidades de aproximação do município com os gestores de cultura do estado. “Além de estreitar a relação com as esferas estadual e federal, e ainda com o Poder Legislativo, esses eventos nos permitem uma participação mais ativa na definição das políticas públicas que vão nortear a cultura no estado, buscando, inclusive, a obtenção de recursos, programas e projetos para Teresópolis”, avaliou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui