Teresópolis toda na Internet

 

 

Emoção na Exposição dos Pracinhas

Mostra vai até junho, confira

O pracinha Jair Claussen, com filhas e netos - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 12/05/2010 - Um clima de orgulho e nostalgia tomou conta da Casa da Memória Arthur Dalmasso no último sábado, 8 de maio, quando foi inaugurada a Exposição ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra relembra a época da 2ª Grande Guerra e a trajetória dos teresopolitanos que participaram do importante evento que mudou o rumo da história mundial.

Organizada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, a mostra reúne painéis que narram a 2ª Guerra e a participação dos 22 soldados teresopolitanos que, juntamente a outros brasileiros, fizeram parte do grupo de mais de 25.000 homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945.

Único pracinha teresopolitano vivo, Jair Claussen observa a exposição - Foto: Cláudio FurtadoAlém disso, em diversas vitrines, a exposição conta com fotografias inéditas dos ‘pracinhas’ – como foram carinhosamente chamados –, documentos da FEB, cartas de soldados brasileiros e objetos utilizados pelos soldados no Teatro de Operações da Itália, entre 1944 e 1945.

A inauguração da mostra começou com a apresentação da Banda da Escola Municipal Sakurá, que executou o Hino do Expedicionário, entre outros. Logo depois, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, deu as boas vindas aos convidados. “A Casa da Memória tem como objetivo preservar a cultura de Teresópolis. Muito nos orgulha estar aqui hoje, resgatando este importante capítulo da nossa história”, comentou.

O secretário de Cultura, Wanderley Peres, entrega diploma de homenagem ao pracinha Jair Claussen - Foto: Cláudio FurtadoO maior destaque da noite foi a presença de Jair Claussen, único dos pracinhas teresopolitanos ainda vivo. Aos 92 anos e acompanhado de filhas e netos, Jair Claussen recebeu das mãos do Secretário Wanderley Peres, um diploma assinado pelo Prefeito Jorge Mario como forma de homenagem por sua atuação como pracinha. Em nome da Câmara de Teresópolis, o vereador Dr. Carlão também homenageou o ex-combatente com um Voto de Congratulações.

Após visitar a exposição, Jair Claussen estava emocionado. “Achei tudo muito interessante. A Secretaria de Cultura tentou disponibilizar tudo. Ficou ótimo. E vendo a mim, meus colegas, medalhas, fotos. Tudo isso traz muitas lembranças”, comentou.

Neto de Jair Claussen, o empresário Alessandro Claussen estava orgulhoso. “É uma justa homenagem a todos os ex-combatentes, mas para o meu avô, que ainda está vivo, a ocasião se torna muito mais especial. É maravilhoso ele poder estar aqui pra ver tudo isso de perto”, comentou.

Outros pracinhas lembrados na exposição também tiveram familiares presentes à inauguração. É o caso Neuza Pereira Lima, viúva de Ary Pereira Lima, e de Ione e Rogério Jahara, viúva e filho de Victor Jahara. “A Secretaria de Cultura está de parabéns por montar este acervo. Muito bacana. Farei questão de voltar para olhar tudo com mais calma. Esta mostra merece a nossa atenção”, comentou Rogério Jahara.

A abertura da exposição contou ainda com a exibição dos documentários ‘O Lapa Azul’, de Durval Jr, que aborda o III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da FEB, e ‘Herança de Campanha’, depoimento do pracinha teresopolitano Avellar Silva, produzido pela SET Produções. Projetados no salão do 2º piso da Casa da Memória, os filmes foram atentamente acompanhados pelo público.

A mostra ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’ está montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso e poderá ser visitada pelo público até 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

No salão do 2º piso da Casa da Memória, documentários sobre a 2ª Guerra serão exibidos em sessões gratuitas diariamente - Foto: Cláudio FurtadoExibição de documentários

Os dois documentários exibidos na inauguração poderão ser vistos pelo público durante todo o período da mostra. Outros dois filmes ainda inéditos também serão projetados: ‘Batalha da Itália’, documentário sobre o Teatro de Operações da Itália, e ‘Rádio Auriverde’, filme de Sylvio Back, sobre a FEB e as relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante a 2ª Guerra. Para isso, a Secretaria de Cultura promoverá duas sessões diárias, de segunda a sexta, às 10h e às 15h. Os interessados em assistir os filmes, inclusive escolas, poderão agendar um horário através do telefone 2742-2918. Cada sessão obedecerá a capacidade máxima de 30 expectadores.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui