Teresópolis toda na Internet

 

 

"Prefeito nos Bairros" fez mais de 450 atendimentos

Agriões receberá a próxima edição do evento

Prefeito Jorge Mario com os líderes comunitários da Coreia, Meudon e Vale da Revolta - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 11/05/2010 - Realizada no último sábado, 8 de maio, na Escola Municipal Professora Vera Maria Vianna Pedrosa, no Meudon, a quarta edição do projeto “Prefeito nos Bairros” superou o número de atendimentos realizados desde o seu lançamento, em janeiro. Foram feitos 456 atendimentos, entre encontros com o Prefeito Jorge Mario e os secretários de sua equipe de governo, requerimento de documentos, medição de pressão arterial, procedimentos odontológicos e orientação em saúde bucal.

Moradores do bairro e também do Jardim Meudon, Coreia, Vale da Revolta, Bom Retiro e da Ermitage tiveram a oportunidade de participar da iniciativa, em que uma vez por mês o Prefeito Jorge Mario e seus secretários montam seus gabinetes em uma região da cidade para manter contato direto com a população, avaliar as demandas e encaminhá-las para uma solução.Prefeito Jorge Mario acompanha atendimento de moradores por equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Foto: Roberto Ferreira

O projeto tem coordenação da Primeira-dama Cláudia Sedlacek, organização da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, orientação da Secretaria de Governo e apoio logístico da Ouvidoria Geral.

“A cada edição o “Prefeito nos Bairros” se torna mais consistente. Cada vez mais as pessoas estão entendendo a importância desta aproximação da administração municipal com os moradores de cada bairro. É a melhor forma deles apontarem as prioridades de suas comunidades, para que a Prefeitura planeje projetos e obras que realmente atendam aos seus anseios”, destacou o Prefeito Jorge Mario.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini, ressaltou que o Governo Jorge Mario está ouvindo a população para direcionar os investimentos da Prefeitura de acordo com as prioridades apontadas pelos moradores de cada bairro. “A cada edição do “Prefeito nos Bairros” é feito um levantamento estatístico das demandas. Com ele é possível elaborar um plano de ação que atenda as solicitações da população dentro da programação da Prefeitura”, assegurou.

Secretário de Governo José Alexandre Almeida presta atendimento à população - Foto: Roberto Ferreira“Desta forma, podemos agilizar todos os atos administrativos e dar uma resposta no menor tempo possível. Há demandas que têm atendimento imediato, outras não. Desde o lançamento do projeto, em janeiro, o “Prefeito nos Bairros” já registrou mais de 1.100 atendimentos de várias regiões do município”, complementou o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida.

“Tivemos uma edição muito concorrida do “Prefeito nos Bairros”, com a população entendendo a proposta desta iniciativa pioneira do Prefeito Jorge Mario. Mais uma vez contamos com a importante parceria das associações de moradores, representando suas comunidades, e também do Governo Estadual, que novamente disponibilizou equipes do DETRAN e da Fundação Leão XIII para requerimento de documentos”, avaliou a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato.

Acompanharam a quarta edição do “Prefeito nos Bairros” os vereadores Cleyton Valentim – líder do governo na Câmara, Ademir Enfermeiro – líder do PT no Legislativo Municipal, e Mandinho.

No dia 29 de maio haverá a quinta edição do projeto, que desta vez atenderá os moradores de Agriões e região, que abrange os bairros Corta Vento, Jardim Serrano, Cascata Guarani, Fazendinha, Jardim Europa, Panorama, Pimenteiras e Jardim Pimenteiras.

Integração comunitária

Logo no início do atendimento, o Prefeito Jorge Mario acompanhou a apresentação da Corporação Musical Lions Clube, com regência do maestro Alessandro Nogueira e formada por alunos da Escola Estadual Lions Clube, do Meudon, que tem como diretora a professora Lúcia Esteves.

Em seguida, o Prefeito e a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, acompanhados da diretora interina Vanda Figueiredo, foram apresentados aos integrantes do Conselho Escolar da Escola Vera Pedrosa. Cumprindo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, do Ministério da Educação, o Conselho é formado por diretores, professores, funcionários da escola, pais e alunos. Sua função é zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino.

Principais demandas

Recebidos pelo Prefeito Jorge Mario, os presidentes das associações de moradores do Meudon, da Coreia e do Vale da Revolta apresentaram as principais demandas de suas comunidades: calçamento de ruas, solução para as casas localizadas em áreas de risco, posto de saúde, creche, limpeza geral, iluminação pública, galerias para escoamento de esgoto, recuperação de praças, construção de quadra esportiva, desobstrução de calçadas e guardas municipais para orientar o trânsito no centro comercial do Meudon.

“Estabelecemos as prioridades de cada bairro para serem atendidas a curto, médio e longo prazo. Conhecemos as demandas de todas as comunidades, porém devido aos anos em que a cidade ficou abandonada, não há como atender a todos de imediato”, esclareceu o Prefeito. Jorge Mario informou ainda que, em maio, acontece a licitação para contratar a empresa que vai ficar responsável pela manutenção e extensão da iluminação pública, serviço que a Prefeitura pretende agilizar para acabar gradativamente com o déficit de 3 mil pontos apagados no município.

“Também buscamos recursos junto ao Governo Estadual para retirar as famílias que moram em áreas de altíssimo risco, de acordo com mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Além disso, fechamos convênio com o Governo do Estado para recuperar a Estrada do Jacarandá e o Caminho do Curumim, no Meudon”, garantiu Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui