Teresópolis toda na Internet

 

 

Planejando o Desenvolvimento de Teresópolis

Oficina traça ações para a cidade

Representantes do Poder Público e de entidades empresariais na segunda etapa da oficina de planejamento estratégico - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 11/05/2010 - Foi realizada na última semana a segunda etapa da Oficina de Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Teresópolis – Teresópolis 2020 – que reuniu representantes do Poder Público e de entidades empresariais da cidade.

Na pauta, a definição de ações estratégicas para maximizar os pontos fortes do município, minimizar os pontos fracos e aproveitar ao máximo as oportunidades.

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE/RJ, a oficina faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Teresópolis 2020, iniciativa do Governo Jorge Mario que prevê o estabelecimento de metas e diretrizes, definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e sociedade organizada, e que tem como meta o desenvolvimento econômico sustentável do município pelos próximos dez anos.

A atividade deu continuidade à primeira etapa da oficina, realizada em 15 de abril, quando foram listadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade. Também foram definidas cinco áreas de atuação, relacionando os principais segmentos econômicos de Teresópolis, para o levantamento de demandas e o estabelecimento de metas com vistas à elaboração de um plano de desenvolvimento com base nas orientações do Plano Diretor: 1 - turismo e suas ramificações; 2 - indústria (tecnologia da informação e comunicação, confecção, bijuterias, movelaria e bebidas); 3 - serviços (call center, profissionais liberais, pet shop, construção civil e salões de beleza); 4 - comércio (gastronomia, empresas constituídas, Feirinha de Teresópolis, Espaço Mulher e Mercado Popular); 5 - agricultura (orgânicos, agricultura familiar e agroindústria).

Pelas próximas duas semanas, coordenadores de áreas de atuação setorial vão se reunir com os representantes dos cinco grupos para traçar o perfil das demandas de cada segmento. Paralelamente, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, e representantes do SEBRAE/RJ vão visitar as secretarias municipais diretamente envolvidas no planejamento estratégico Teresópolis 2020. O objetivo é montar um documento final, que será apresentado ao Prefeito Jorge Mario, para análise e aprovação e definição de cronograma de execução.

“Percebo que todos estão interessados em dar a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento econômico sustentável de Teresópolis, em parceria com o poder público. Esta é a orientação do Prefeito Jorge Mario: governar sempre ouvindo as demandas da população”, avaliou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje.

Os mediadores da segunda etapa da oficina foram o Gerente de Área Antonio Batista Ribeiro e os consultores e instrutores Geraldo Rodrigues e Ricardo Plastino, do SEBRAE/RJ. “Esse planejamento estratégico é uma forma moderna de gestão, onde o poder público, em vez de definir sozinho um programa de trabalho, prefere envolver a sociedade para que cada setor aponte suas demandas e prioridades. É um projeto coletivo que certamente obterá bons resultados”, enalteceu Antonio Batista Ribeiro. “O SEBRAE/RJ dá todo o apoio ao Governo Municipal, pois acredita neste plano de trabalho construído coletivamente e que, com certeza, vai gerar benefícios e proporcionar ambiente mais favorável para os micro e pequenos empresários de Teresópolis”, finalizou.

Participaram do encontro, pelo Poder Público, representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Trabalho e Emprego, Planejamento, Fazenda e de Esportes e Lazer. Já a classe empresarial marcou presença através de representantes da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), do SEBRAE/RJ e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

Plano de trabalho

Durante a segunda etapa da oficina de planejamento estratégico foram definidas mais de 20 ações, com base nas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do município. As iniciativas foram elencadas para que Teresópolis aumente a sua capacidade de captar recursos, gerar empregos e melhorar a distribuição de renda.

Entre elas, está a articulação política da Prefeitura com o Governo Federal, para que seja contratada mão de obra de Teresópolis e comprado material no município durante a construção de casas populares através dos programas Minha Casa, Minha Vida e Morar Seguro. Também será feito o mapeamento da oferta de produtos e serviços gerados em Teresópolis, para que as empresas da cidade, legalmente habilitadas, participem com melhor resultado dos processos de licitação realizados pela Prefeitura para compra de materiais e gêneros e contratação de empresas para a execução de obras e prestação de serviços.

A inclusão de Teresópolis como município participante do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) é outra ação estratégica de interesse para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. O consórcio reúne 12 municípios no entorno do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), que se encontra em construção em Itaboraí. A ideia é que, com a inclusão no Conleste, Teresópolis também seja contemplada com o recebimento de contrapartida e de assessoria, por parte da Petrobras, para a viabilização de projetos de infraestrutura urbana e social, saneamento, transporte, educação e habitação.

Também foi definido que será feito o mapeamento das leis municipais, estaduais e federais que ofereçam benefícios para a instalação de empresas na cidade e a elaboração de um plano para atrair novos empreendimentos. Tomando por base o turismo e a agricultura, principais atividades econômicas de Teresópolis, foram apontadas três importantes iniciativas: a elaboração de políticas públicas de incentivo ao turismo de aventura, a formação de um pólo de gastronomia e a execução e o monitoramento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“Nossa meta é estabelecer ações coordenadas dos principais segmentos econômicos do município para obter o melhor resultado. O compromisso do Prefeito Jorge Mario com a cidade é trabalhar para superar o passado de estagnação e levar Teresópolis rumo ao desenvolvimento sustentável”, concluiu o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui