Teresópolis toda na Internet

 

 

Palestras contra acidentes em encostas

Encontros acontecem no Meudon

Teresópolis, 07/05/2010 - O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Meudon realizou, nesta quarta-feira, 5, a primeira de um ciclo de quatro palestras que serão proferidas durante o mês de maio sobre as situações que podem resultar na ocorrência de acidentes em encostas, como deslizamentos de terra e as possíveis soluções para a questão da habitação.

Direcionada aos moradores dos bairros Meudon, Jardim Meudon, Coreia e Vale da Revolta, a atividade terá continuidade nos dias 12, 19 e 26, sempre a partir das 14h. Os professores voluntários Nélio Paes de Barros e Márcia Correa Albuquerque vão abordar temas como construção em encostas, tipos de solo, legislação e reciclagem de lixo.

A primeira palestra, com o arquiteto e urbanista Nélio Paes de Barros, teve como tema ‘Onde Construir? O porque das leis existentes e as consequências do seu desrespeito’. O arquiteto traçou um panorama dos riscos que as pessoas correm ao construir em locais inadequados, como em encostas ou áreas ribeirinhas. Nélio comentou também sobre alguns exemplos de projetos bem-sucedidos, como o ‘Cingapura’, implantado na cidade de São Paulo.

“Para se construir em encostas, árvores são cortadas. Isso faz com que a chuva não seja absorvida pelo solo corretamente, ocorrendo deslizamentos. Vidas e patrimônio são postos em risco. É preciso respeitar as leis que prevêem este tipo de situação ao proibir construções em encostas com inclinação maior que 45° e em áreas ribeirinhas a menos de 30 metros das margens dos rios. Para isso, é necessário um entendimento entre a população e o Poder Público no sentido de encontrar as soluções para o problema”, enfatizou o professor.

“Essa iniciativa da Prefeitura é uma boa ideia. Quanto mais informações a população tiver sobre o assunto melhor saberá como agir. Seria interessante levar essas palestras para escolas e empresas para que mais pessoas conheçam a respeito”, avaliou Roberto Gonçalves, morador do Jardim Meudon.

O CRAS Meudon tem 206 famílias cadastradas e oferece atendimento psicossocial com equipe técnica, além de cursos gratuitos de manhã e à tarde. O objetivo desse trabalho é o empoderamento das famílias, para que elas saiam da situação de vulnerabilidade social.

Ciclo de palestras do CRAS Meudon - Rua Caramuru, 108, ao lado do PSF do Meudon:

Dia 12, 14h – Como construir: passo a passo para o entendimento de um projeto social
Tipos de solo: como evitar erosão

Dia 19, 14h – Como economizar: saúde e sustentabilidade com foco na energia e na água.
Noção de ‘biconstrução’ parte 1

Dia 26, 14h – Como efetuar reciclagem, reuso, compostagem e triagem de materiais recicláveis.
Noção de ‘biconstrução’ parte 2

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui