Teresópolis toda na Internet

 

 

"Parada Pedagógica" reuniu 800 profissionais

Repensando a educação em Teresópolis

Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 07/05/2010 - A Rede Municipal de Ensino de Teresópolis se mobilizou nesta terça-feira, 4 de maio, para repensar a Educação na cidade através de 17 oficinas de capacitação nas mais diversas áreas educacionais e pedagógicas.

Foi a 1ª Parada Pedagógica, que reuniu mais de 800 Educadores das 93 Escolas da Rede Municipal em quatro pólos simultâneos: escolas municipais Maçom Lino Oroña Lema (Várzea) e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara e Casa de Portugal (Centro). Realizada pela Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Máxima Eventos, a Parada pretendeu ser o ponto de partida para uma prática de estudo continuada no movimento cotidiano de cada unidade escolar e dos seus mais de 800 profissionais.

Sec. de Educação Magali Tayt-Sohn - Foto: Marcelo FerreiraA Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, acompanhou as atividades dos quatro pólos onde ocorreram as oficinas. Ela enfatizou a importância do evento e de se trazer, para Teresópolis, nomes referenciais no ensino nacional e internacional. Entre eles, o Grupo Mathema, que pesquisa e ensina novos métodos de aprendizagem; a professora Leonor Werneck, doutora em Língua Portuguesa e autora de diversos livros; o professor Cláudio Elias da Silva, pesquisador do grupo de Física da NASA; a professora Cristina Silveira, autora do livro Ziraldo na Sala de Aula; a professora Ludmila Andrade, doutora em Ciências da Educação pela Universite de Paris e professora da UFRJ, além da formadora Michelli Taborda, do Aprende Brasil, e do professor Geraldo Almeida, doutor em Teoria Literária com mais de 20 livros publicados, entre outros.

Foto: Marcelo Ferreira“Nosso objetivo foi proporcionar aos professores um aprofundamento dos conhecimentos relacionados à prática de ensinar e saber como os alunos avançam em suas aprendizagens”, explicou a Secretária Magali.

“O encontro com todos os colegas e a troca de experiências entre os oficineiros e o grupo possibilitam discussões que dão a oportunidade aos professores de olharem a situação de sua sala de aula sob outras perspectivas. Faz com que problematizem, levantem hipóteses, identifiquem e elaborem planos de ação, agregando à sua prática tudo o que irá favorecer uma intervenção didática que vá de encontro às necessidades dos alunos. Neste momento, não há quem saiba mais ou menos, apenas diferentes oportunidades de interação e troca de experiências”, finalizou.

Professores de Educação Física - Foto: Marcelo FerreiraPara o Prefeito Jorge Mario, esta é mais uma iniciativa da política educacional executada pelo município. “Trabalhamos pela qualificação dos educadores e a melhoria da qualidade do ensino na nossa cidade. A educação é o setor com maior índice de aprovação do nosso Governo, e nosso compromisso é o de construir uma Teresópolis melhor, através da educação das nossas crianças”, complementou Jorge Mario.

A Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Professora Carla Rabello, lembrou que cada oficina foi pensada de acordo com as necessidades da rede, levantadas através dos relatórios da orientação pedagógica e também pelos resultados estatísticos de 2009.

“Sabemos que em um momento apenas não podemos dar conta de tantas lacunas que existem no complexo processo ensino-aprendizagem, mas certamente o investimento no professor deve ser o mais significativo”, analisou Carla. “Vários fatores interferem na aprendizagem de uma criança, mas um professor bem preparado faz a diferença na vida de um aluno que, se não fosse a escola, poderia estar condenado à marginalização”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui