Teresópolis toda na Internet

 

 

Homenagem aos Pracinhas de Teresópolis

Exposição na Casa da Memória, confira

Teresópolis, 07/05/2010 - Teresópolis vai reviver a época da 2ª Grande Guerra e a aventura dos teresopolitanos que participaram do importante evento que mudou o rumo da história mundial. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a Exposição ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’, está exposta de 8 de maio a 25 de junho na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro).

A mostra reúne painéis e vitrines com documentos, fotos e objetos pertencentes aos soldados teresopolitanos que, juntamente a outros brasileiros, fizeram parte do grupo de mais de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945.

Carinhosamente chamados de ‘pracinhas’, estes soldados receberam homenagens em seu retorno ao Brasil e tiveram suas vidas marcadas para sempre pela participação na 2ª Guerra. Diversos teresopolitanos, entre eles Victor Jahara, Jair Claussen, Josué Braga e Avellar Silva, fizeram parte deste grupo e agora serão lembrados na exposição organizada pela Prefeitura de Teresópolis.

O secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembra que a exposição é uma justa homenagem aos brasileiros que fizeram parte de um importante período da história no século passado. “Muitas pessoas desconhecem que tivemos teresopolitanos entre os soldados que lutaram na 2ª Guerra. Então, esta será uma ótima oportunidade para conhecê-los, reverenciar seus atos de heroísmo e aprender um pouco mais sobre eles. Além da homenagem, através de exposições como esta, a Prefeitura investe na reconstrução e na preservação da identidade cultural do município, facilitando o acesso do público ao conhecimento. Será muito interessante”, convida o secretário.

A mostra será montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso e estará exposta de 8 de maio a 25 de junho, podendo ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Além disso, no dia de abertura e durante todo o período da exposição, serão exibidos no salão do 2º piso da Casa da Memória, documentários a respeito da participação dos combatentes brasileiros na 2ª Grande Guerra. Os filmes serão exibidos de segunda a sexta-feira, com duas sessões diárias: das 10h às 12h e das 15h às 17h. Os interessados em assistir aos documentários, inclusive escolas, poderão agendar um horário, a partir da próxima semana, pelo telefone 2742-2910. Cada sessão obedecerá a capacidade máxima de 30 espectadores.

A exposição foi organizada pela equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis: Marcos Lopes, Romildo Machado, Magali Leal, Márcia Bastos e Regina Rebello, sob a supervisão do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui