Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz agitou o domingo

Mais de 30 artistas participaram do evento

O grupo Encantos e Batuques apresentou a congada ‘Rosário Embolado’ - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 05/05/2010 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Fátima), ficou mais do que movimentada no último domingo, 2 de maio, por conta do 4º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, temporada 2010. Iniciativa do Governo Jorge Mario de valorização dos artistas populares, o evento reuniu mais de 30 participantes, que animaram o público em clima descontraído, com muita música de raiz.

O engenheiro agrônomo Beto Selig comandou o programa de auditório com cenário de cozinha de roça que, desta vez, abordou diversos temas: o Dia do Trabalhador, o Dia do Sertanejo, o Dia das Mães e a Abolição da Escravatura. “Maio é um mês muito rico. Então, nada melhor do que fazer um programa eclético, abordando todos os temas. E o resultado foi ótimo”, comentou a coordenadora do projeto, professora Mônica Botafogo.

Borginhos, Moacir Avelar e Patricia Araújo (Zé Luis ao fundo) - Foto: Cláudio FurtadoA cantora Clotilde Soares abriu o programa, cantando ‘Couro de Boi’. Logo depois, foi a vez da estreante Nete Silva, apresentando ‘Pisa Devagar’. “Agradeço muito pela oportunidade de estar aqui hoje. Foi minha estreia e adorei. Sempre que puder, voltarei”, disse. A cantora Wanda Pinheiro alegrou o público com diversos repentes sobre o amor, a escravidão e o trabalhador, além de recitar e cantar em homenagear as mães. E Arnaldo Ribeiro deu show com sua gaita.

Moacir Rosa encantou o público com duas canções especiais: ‘Pagode em Brasília’, de Teddy Vieira e Lourival dos Santos, e ‘Moradia’, de Daniel. Amado Rodrigues apostou em ‘Canarinho Cantador’ e aproveitou a ocasião também para mostrar o trabalho que faz em artesanato, com arame e Lágrimas de Nossa Senhora.

A dupla Tony e Anderson fez sua estreia no programa - Foto: Cláudio FurtadoDia de sanfona e muitas estreias

Em poucas edições do Cultura de Raiz a sanfona e o acordeão estiveram tão presentes como neste domingo. De volta ao programa depois de um tempo afastado, Adão ‘Curió da Viola’ e Genaro da Zabumba deram um show de forró, acompanhados por Tião do Triângulo. Seguindo no mesmo estilo, o sanfoneiro Joel Pires se apresentou com o filho Claudinei, tocando uma sequência de três forrós, de autoria do próprio Joel. Claudinei Pires falou sobre sua participação. “Foi nossa estreia e, sem dúvida, uma excelente oportunidade. Aqui, além de cantar, a gente aprende a lidar com palco, com público... Além de valorizar os artistas, o Cultura de Raiz é também uma grande escola”, elogiou.

O cantor Ivson Lins esteve entre os mais de 30 artistas que brilharam domingo no Encontro de Cultura de Raiz - Foto: Cláudio FurtadoAinda na linha da sanfona, ‘Seu’ Timbira fez questão de deixar sua marca mais uma vez. Acompanhado por Tião de Triângulo, Genaro da Zabumba e Jacaré, ele apresentou forró e um pot-pourri com músicas de quadrilha, fazendo a plateia levantar das cadeiras e ‘riscar o chão’. Outro sanfoneiro, Zé Lopes, ainda se juntou ao grupo para dar um reforço.

Uma das novidades desta edição foi a participação dos artesãos. Zé do Bambu falou sobre seu trabalho com artesanato em bambu e o mesmo aconteceu com as artesãs Cristina Abreu, Georgina Fonseca e Santana Ferreira, do Espaço Mulher, que também apresentaram seus trabalhos em crochê, pintura em tecido, bordados, retalhos, etc.

Outra novidade foi a apresentação dos adolescentes Hugo Barbosa, Fernanda Pinheiro e Luís Carlos, alunos do curso de violão da Secretaria de Cultura. Sob a orientação do professor Geremias Cruz, eles mostraram ao público um pouco do que aprendem em sala de aula, com canções dos séculos XVIII e XIX.

O domingo foi dia também de muitas estreias. Além de Joel Pires, Claudinei e Nete Silva, o cantor Ivson Lins agradou em cheio com ‘Procissão, de Gilberto Gil, e ‘Viola Enluarada’, de Almir Satter. Também fazendo sua estreia no programa, a dupla Tony e Anderson encantou o público com diversos sucessos, a exemplo de ‘Girassol’, de Alceu Valença, e ‘Frevo Mulher’, de Zé Ramalho. Convidado especial do evento, o músico Borginhos arrancou muitos aplausos do público com ‘Gostoso demais’, que teve o acompanhamento de Patricia Araújo.

Destaque ainda para o grupo Encantos e Batuques, que, desta vez, apresentou a congada ‘Rosário Embolado’, do repertório de Maurício Tizumba, cantor, ator e pesquisador de músicas de raiz afro-brasileiras e mineiras.

O evento teve também a participação de Vera Bocard que, junto com Daniel Vieira, fez homenagem às mães. Já Carmem Bartoly, acompanhada por Geremias Cruz, optou por homenagear os trabalhadores. Crésio da Vila, Gaúcho e Seus Amigos, Nelson Gogó de Ouro, Roberto Müller, Charles Anjo e PC também marcaram presença. “Tenho mostrado o DVD do Cultura de Raiz às pessoas. E só recebo elogios. A Secretaria de Cultura está de parabéns pela iniciativa e o Cultura de Raiz merece muitos aplausos por estar há um ano revelando tantos talentos”, parabenizou o músico Paulo César.

Participantes

Participaram do 4º Encontro de Raiz – temporada 2010 – os seguintes artistas: Clotilde Soares de Souza, Net Silva, Wanda Pinheiro, Arnaldo Ribeiro, Adão (Curió da Viola), Moacir Rosa, Hugo de Moura Barbosa, Fernanda Pinheiro e Luís Carlos (alunos do professor Geremias Cruz), Joel Pires, Claudinei Silva Pires, Amado Rodrigues, ‘Seu’ Timbira, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Jacaré, Vera Boccard, Daniel Vieira, Tony e Anderson, Fernandinho Azevedo, Zé Lopes, Carmem Bartoly, Crésio da Vila, Roberto Müller, Grupo Encantos e Batuques (Andrea Sant´Anna, Paula Fialho, Bulo Fialho, Alice Botafogo, Vera Luz e Ivson Lins), Gaúcho e Seus Amigos, Patrícia Araujo, Borginhos, Moacir Avelar, Nelson Gogó de Ouro, PC e Charles Anjo.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui