Teresópolis toda na Internet

 

 

V Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis

Comemoração dos 5 anos de evento

Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 05/05/2010 - Acontece no próximo dia 29 de maio, sábado, a partir das 17 horas na Calçada da Fama, o V Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis. O evento, que chega à sua quinta edição, tem como objetivo principal resgatar a cultura brasileira através deste instrumento que teve e tem tantas influências nas raízes do nosso povo.

"Queremos também incentivar aos jovens e às crianças a se interessarem mais pelo acordeom, instrumento tão alegre e versátil, capaz de encantar aos que tocam e também aos ouvem. Ademais, queremos criar, com este encontro, uma tradição da festa do acordeom em Teresópolis.", conta Cândido Neto, produtor do evento e também professor de música.

Na semana do evento, sanfoneiros visitarão duas escolas do município, fazendo uma apresentação didática do acordeom. O encontro deste ano contará a participação oficial de 13 sanfoneiros (acordeonistas) de toda a Região Serrana, de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, entre outros.

Cada acordeonista terá direito de tocar 4 músicas, não ultrapassando o tempo máximo de 15 minutos, e poderá estar acompanhado ou não de apenas três instrumentos de percussão. Fica vetada a participação de outros instrumentos. Para participar, basta o sanfoneiro se inscrever gratuitamente, preenchendo uma ficha. Os interessados em participar podem obter maiores informações através do telefone (21) 9715.6864, ou pelo e-mail tiocandido@yahoo.com.br .

O encontro será apresentado por Cândido Neto, sanfoneiro e produtor do evento. Ao final do encontro todos os sanfoneiros presentes executarão juntos a canção (hino do Nordeste) “Asa Branca” do rei do baião Luiz Gonzaga no tom de DÓ maior, como foi feito tradicionalmente em todas as edições do evento.

Fonte: Cândido Neto (Produtor do Evento)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui