Teresópolis toda na Internet

 

 

Fim de semana foi musical em Teresópolis

Miguel Proença e Coral do IBGE na cidade

Foto: Claudio FurtadoTeresópolis, 04/05/2010 - Dois espetáculos musicais, promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, fizeram o público vibrar neste fim de semana em Teresópolis. O primeiro deles foi na sexta-feira, 30 de abril, quando o renomado pianista Miguel Proença se apresentou no Espaço Cultural Higino, no Alto.

Já no domingo, 2 de maio, foi a vez do Coral do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que também arrancou muitos aplausos do público na Matriz de Santa Teresa, dentro do projeto Música na Matriz. Com plateia completamente lotada, o pianista Miguel Proença brilhou na noite de sexta-feira no Espaço Cultural Higino, com seu recital Piano Brasil VI. Cerca de 400 pessoas assistiram ao espetáculo.Foto: Claudio Furtado

No repertório, peças de Chopin e Villa-Lobos. No bis, tango e um arranjo especial para o Hino Nacional Brasileiro, que fez o público aplaudir de pé. “A Prefeitura de Teresópolis está de parabéns pela iniciativa. Esta cidade pode ser um exemplo em termos de movimentos culturais, encontros e reencontros de artistas”, comentou o pianista.

Esta foi a segunda vez que o músico se apresentou em Teresópolis. De renome internacional, Miguel Proença é um artista em permanente evidência no meio musical brasileiro e já atuou em todo o Brasil, além de diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista e solista.Foto: Claudio Furtado

O espetáculo foi gratuito, mas, em nome da solidariedade, foi instituída a doação de uma lata de leite em pó como ingresso simbólico. Os mantimentos arrecadados serão revertidos para os projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura, sob a coordenação da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek.

Após quase duas horas de concerto, o público saiu do Higino extasiado. “Excelente. Eu não o conhecia e fiquei literalmente encantada”, comentou a aposentada Ruth de Oliveira. Professor de língua e literatura grega, Ricardo de Souza Nogueira concordou. “Maravilhoso. Já conhecia o trabalho do artista e não perderia por nada”, disse.

Foto: Claudio FurtadoMúsica na Matriz

Já na tarde de domingo, 2 de maio, foi a vez do concerto do Coral do IBGE, que se apresentou na Matriz de Santa Teresa – na Praça Balthasar da Silveira –, em mais uma edição do Projeto Música na Matriz. Com cerca de 40 componentes, sob a regência do maestro Márcio Carvalho, o Coral do IBGE se apresentou mesclando o erudito com o popular, com acompanhamento de teclado e flauta. No programa, peças sacras, como ‘Jesu, Salvator Mundi’ e ‘Cantate Domino’, e canções bem populares, como ‘Qui nem jiló’, ‘Garotos’ e ‘Inigualável Paixão’. Destaque para os instrumentos de percussão que fizeram enorme sucesso, com a plateia aplaudindo o grupo de pé ao fim de ‘Samba do avião’, que encerrou a apresentação.

Foto: Claudio FurtadoMais uma vez, o público saiu satisfeito. “Venho sempre aos concertos do Música na Matriz. Não apenas porque sou ligada aos trabalhos da igreja, mas também porque gosto das apresentações. E a de hoje foi maravilhosa”, disse Maria Lúcia de Souza, agente da Pastoral da Saúde. O casal Rupert e Maria Brasier também se divertiu. “O Música na Matriz é um projeto muito positivo, que sempre traz boas atrações. Desta vez, não foi diferente. A apresentação do coral foi impecável. Gostamos muito. E com certeza estaremos na próxima”, comentou Maria Brasier.

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que esteve presente às duas apresentações, colheu os frutos do trabalho realizado e foi parabenizado por inúmeros expectadores.

 “Desde que assumimos a Secretaria, nosso constante objetivo é oferecer ao teresopolitano atrações de qualidade, com artistas renomados, saciando a carência de cultura que havia na população. E, a cada espetáculo realizado, com plateia cheia e público satisfeito, temos mais a certeza de que estamos seguindo o caminho certo. Não poderíamos estar mais satisfeitos”, comemorou o Secretário.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui