Teresópolis toda na Internet

 

 

Árvores são podadas e retiradas

Motivos de Segurança e equilíbrio da flora

Árvores não nativas da região podem atrapalhar a fauna e a flora locaisTeresópolis, 04/05/2010 - A Secretaria de Serviços Públicos realiza uma operação de poda e retirada de árvores na cidade com o objetivo de manter a segurança e o equilíbrio da fauna e da flora do município. A cada árvore retirada de um local, duas ou mais são plantadas em lugares apropriados.

A intenção é plantar árvores nativas, como ipê, manacá da serra e quaresma. As árvores exóticas também causam preocupação por desequilibrar a fauna e flora, mas aquelas que não comprometem a segurança não são retiradas.

A operação de retirada, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, obedece a alguns critérios determinados: árvores em lugares impróprios e que oferecem riscos à população, como a queda de galhos grandes em certas épocas localizados em via pública; árvores próximas a redes de alta tensão que acabam sendo podadas de forma errada, forçando sua raiz a crescer de forma irregular e causando estragos às manilhas e árvores exóticas que comprometem a segurança e a fauna e a flora do município, atraindo insetos e desequilibrando o bioma. A operação de poda radical é feita em árvores que são ameaçadas pela erva de passarinho – planta superior, parasita, que ataca geralmente as plantas lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até sua morte se não for retirada.

“A cada árvore que retiramos de um determinado lugar, plantamos duas ou mais em outros. O objetivo é manter a segurança, pois árvores foram plantadas de forma desordenada na cidade e podem comprometer a rede elétrica, de galerias e o bem-estar da população. Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil para que a poda seja feita de maneira correta e legal”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini.

A paisagista e Subsecretária de Parques e Jardins da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Alessandra Amiúna, garante que a intenção é organizar o sistema ecológico de Teresópolis. “Estamos retirando algumas árvores de lugares impróprios e plantando outras em lugares apropriados. Na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, por exemplo, retiramos dois eucaliptos e plantamos 35 árvores. Na Praça Governador Portella, onde muitas crianças brincam, retiramos três eucaliptos – que tem grandes galhos que podem cair e machucar as crianças – e plantamos sete outras espécies”, exemplificou a Subsecretária.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, garante que as podas e retiradas não agridem o meio ambiente, pelo o contrário, estão sendo feitas para equilibrá-lo. “Há uma grande preocupação com as árvores exóticas que geralmente causam transtorno e não são apropriadas para o tipo de bioma da cidade. Porém, não estamos retirando aquelas que não estão oferecendo perigo”, comentou o Secretário.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui