Teresópolis toda na Internet

 

 

Inaugurado 1° laboratório de informática do interior

Escola de Bonsucesso recebeu computadoresPrefeito Jorge Mario e alunos comemoram a chegada do Laboratório de Informática - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 29/04/2010 - O Prefeito Jorge Mario e a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, inauguraram, na última semana, o Laboratório de Informática da Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, no 3º Distrito.

Primeiro laboratório de informática do interior do município, a iniciativa vai proporcionar inclusão digital para os 479 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do programa Brasil Alfabetizado matriculados na escola, que contarão com acesso à internet. O projeto se tornou realidade graças a uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação).

Prefeito Jorge Mario parabeniza alunos da Escola Municipal Francisco Maria Dállia pela aquisição do Laboratório de Informática - Foto: Marco EstevesA diretora da Escola, Maria Solange da Cunha Canto, frisou a relevância da aquisição do laboratório. “Agradeço a presença de todos os alunos, do Prefeito Jorge Mario e da Secretária Magali neste momento tão importante para nossa escola e nossa comunidade. Hoje damos início a uma nova etapa em que a tecnologia vai fazer parte do ensino”, comemorou.

Representando os pais e a comunidade, Silvana Granito ressaltou a satisfação dos moradores da localidade em ser contemplada. “Nasci em Bonsucesso, estudei nessa escola onde hoje minhas filhas também estão matriculadas. Essa escola faz parte da minha história. Fico muito feliz por presenciar este momento de conquista para pais, alunos, professores e a comunidade em geral”.

Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal

O projeto do laboratório foi implantado através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM), da Secretaria de Educação, ligado ao ProInfo. O NTM é uma estrutura descentralizada de apoio técnico-pedagógico ao processo de informatização das escolas municipais da cidade.

“Nossa principal função é sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao cotidiano pedagógico escolar, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora e de qualidade”, pontuou Ana Geanette Fahur, chefe de Serviços de Tecnologias da Secretaria de Educação.

O NTM é um espaço aberto ao professor e à comunidade para estudo, pesquisa e acesso à internet e conta com um Laboratório de Informática com 30 (trinta) computadores, oficina técnica e de animação, além de um pequeno espaço para biblioteca e estudos. Os cursos oferecidos pelo NTM são de Informática Básica e Avançada, Tecnologia na Educação, Animação, Informática Administrativa e Informática Inclusiva.

Dez escolas municipais já participam do PROCAD – Programa de Capacitação Digital -, uma ação pedagógica organizada, desenvolvida para atender as escolas municipais que desejam a incorporação efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação ao cotidiano pedagógico escolar. O programa oferece suporte pedagógico e técnico, além da capacitação digital para as escolas.

“Os professores recebem capacitação na área de tecnologia educacional, além disso, também estamos capacitando integrantes do Pique Jovem para atuarem como monitores nas escolas, cumprindo mais um compromisso do programa que visa a qualificação dos adolescentes”, explicou Gustavo Sulzer Roquette, coordenador do NTM, destacando que a primeira turma tem formatura prevista para o próximo dia 26 de maio.

Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo, o Pique Jovem é uma iniciativa do Governo Jorge Mario na qual os adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos realizam atividades administrativas remuneradas nas repartições públicas e têm a oportunidade de passar por cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, educação e saúde, facilitando assim o ingresso ao mercado de trabalho na vida adulta.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui