Teresópolis toda na Internet

 

 

Caminhada Contra o Câncer reuniu 600 pessoas

Combate e prevenção ao câncer

Secretário de Saúde, Maurilío Schiavo, e médicos da prefeitura participaram da mobilização - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 28/04/2010 - Na tarde de sábado (24 de abril), foi comemorado como marco em Teresópolis o Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama. Cerca de 600 pessoas se reuniram na Praça Governador Portela (no pátio da Prefeitura), para realizar uma caminhada até a Praça Balthasar da Silveira, na Várzea. Com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e o envolvimento de várias Secretarias Municipais, o evento foi organizado e coordenado pelo Grupo de Apoio das Amigas da Mama.

O movimento teve como objetivo mobilizar as pessoas para uma maior conscientização sobre o combate e a prevenção do câncer. Na Praça da Matriz de Santa Teresa, onde funciona o Espaço Mulher, foi montado um estande com orientações sobre como fazer o autoexame da mama e aconselhamentos sobre nutrição e alimentação adequada. Médicos da Secretaria de Saúde explicavam e tiravam dúvidas do público.Caminhada contra o câncer de mama reuniu centenas de pessoas pelas ruas da cidade - Foto: Roberto Ferreira

O Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, participou da caminhada e lembrou que o câncer de mama pode ser evitado e tratado, se diagnosticado precocemente.

“No ano de 2009 foram realizados, em Teresópolis, mais de 4.500 exames de mamografia pelo SUS. Isto significa um aumento de 200% a mais em relação a 2008. Quanto antes à mulher detectar o câncer, maiores são as chances de cura. Por isso é fundamental orientar e prevenir as mulheres do município. Estes são os principais objetivos da prefeitura no combate a doença que mais mata mulheres no país”, enfatizou Maurílio.

O Grupo de Apoio das Amigas da Mama é uma entidade sem fins lucrativos, instituída desde 2000 em Teresópolis. O Grupo tem como principal objetivo apoiar e ajudar as mulheres com vivência de câncer de mama, compartilhando sentimentos e trocando experiências diante de diagnósticos e tratamentos da doença. Gabriella Martuchelli, coordenadora e fundadora da ONG, enfatizou o papel fundamental do Grupo na realização de trabalhos de prevenção e promoção a saúde. “A idéia de “vestir a cidade de cor-de-rosa”, cor-símbolo do câncer de mama, foi para lembrar e conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção e do auto-exame, já que esta é a nossa principal bandeira”, disse Gabriella.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui