Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis pode receber Salão de Turismo

Cidade é candidata ao evento de 2011

Estande da Prefeitura de Teresópolis no Salão Estadual de Turismo foi procurado durante todo o tempo por agentes e operadores de viagens - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 28/04/2010 - A participação de Teresópolis no Salão Estadual de Turismo, que aconteceu em Paraty no último final de semana (23 e 24), foi marcada pela apresentação do calendário de eventos do município - "Teresópolis - Cidade dos Festivais", pelo lançamento do Guia Turístico 2010-2011, pela apresentação do evento "A Lapa sobe a Serra" e pela candidatura de Teresópolis à sede do evento no próximo ano.

Em um estande de 48 metros quadrados, o Prefeito Jorge Mario, o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, e o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, fizeram contatos com autoridades do trade turístico, agentes de viagens e operadoras, com o objetivo principal de fomentar ações para o aumento do fluxo de visitantes e a geração de novos negócios na cidade.

A abertura da segunda edição do Salão Estadual teve a participação de Mário Moisés, Diretor Executivo do Ministério do Turismo; da Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; do Presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix; do Secretário de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello; e do Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, Paulo Senise. Com o tema central "O mercado de eventos impactando a economia de um destino turístico", o evento contou não apenas com a exposição dos destinos turísticos, mas também com palestras, mostra de artesanato das regiões e manifestações artísticas da cultura local.

Para o Prefeito Jorge Mario participar do Salão Estadual de Turismo é mais uma oportunidade para o município se firmar como "Cidade dos Festivais" e como destino turístico. "Estamos aguardando a chancela do Ministério do Turismo para Teresópolis ser oficialmente reconhecida como um destino indutor do turismo no Brasil. Nosso objetivo é que nossas ações no turismo sejam um referencial nacional e que, cada vez mais, o segmento seja a mola propulsora do desenvolvimento econômico da cidade", afirmou.

O Secretário Municipal de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, destacou a ação pioneira do governo municipal de lançar durante o evento um guia turístico de 100 páginas. "Como expositores na segunda edição do Salão Estadual de Turismo estamos mostrando que Teresópolis é um destino turístico de ponta, repleto de belezas naturais. Além disso, estamos apresentando produtos turísticos do município às operadoras e agentes de viagens do mundo inteiro, como o 'Teresópolis é 10!', que são dez roteiros turísticos, que vão desde os atrativos gastronômicos até a proposta de venda de pacotes focados no turismo rural e esportivo, entre outros", disse Michel. "Estamos realizando um trabalho focado, elaborado e planejado. Prova disso é o calendário de eventos, que conta com 32 grandes atrações durante todo o ano, que atraem ainda mais turistas para a cidade".

Com visitantes vindos de todas as regiões do Brasil, além de representantes da Argentina, Chile, Uruguai e Portugal, a segunda edição do Salão Estadual de Turismo foi 40% maior do que a primeira, realizada em Petrópolis. "Esta é uma amostra de que o Salão é um projeto vencedor. Fico muito satisfeita em ver que uma ideia se consolidou e se transformou em um evento de sucesso", afirmou a Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, ressaltando ainda que o turismo representa a essência da economia do Brasil. Márcia fez questão também de destacar a união de todas as esferas do setor turístico, que proporcionou a realização de um evento onde autoridades e profissionais do segmento pudessem discutir e fortalecer ações em prol do turismo.

Representando o Ministério do Turismo, o Diretor Executivo do MTur, Mário Moisés, também ressaltou a parceria entre os governos Estadual e Federal. "O Rio de Janeiro possui todo tipo de produto turístico que se procure, e uma riqueza extraordinária que tem que ser explorada. Além disso, no Ministério do Turismo temos a preocupação de construir uma política turística do estado brasileiro, que vem sendo moldada ao longo dos anos", disse. Segundo Moisés, no ano passado foram repassados pelo MTur mais de R$ 5 bilhões de crédito para ações voltadas para o setor. "Temos que fugir do estereótipo criado de que no Brasil só existe samba, carnaval e futebol. Os Jogos Olímpicos e a Copa nos darão a oportunidade de nos mostrarmos para o mundo. Nossas ações nesse período repercutirão por muito tempo. A partir daí seremos conhecidos como um país com estrutura de atendimento, desenvolvido economicamente e com tecnologia de ponta", frisou.

Já o Secretário de Turismo do município do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, ressaltou a diversidade turística contida no estado. "O Rio de Janeiro possui belos destinos turísticos, tanto de lazer quanto de negócios. Quando o assunto é turismo, devemos ter consciência de que o mais importante é mostrarmos a unidade de todos os municípios, estimulando que os visitantes consumam o 'produto Rio de Janeiro' como um todo", destacou.

Quatro municípios se candidatam às próximas edições do Salão Estadual de Turismo

Durante o evento, o Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), Paulo Senise, frisou que "o turismo interno vive um momento de grande demanda, em função de uma nova massa de viajantes. Neste cenário, os salões de turismo se tornaram uma importante estratégia do Ministério do Turismo para destacar as características e estruturas de cada região", disse. Baseado nisso, inclusive, quatro município já apresentaram interesse em sediar as próximas edições do Salão: Teresópolis, Macaé, Búzios e Itatiaia.

"Teresópolis é candidata e estamos preparando a cidade para receber o Salão em 2011, investindo em infraestrutura com a revitalização dos atrativos turísticos e implementando nosso calendário de eventos. Temos todas as condições de vencer a disputa e sediar este, que é um dos principais eventos de turismo do Brasil", reforçou o Prefeito Jorge Mario.

De acordo com o Presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix, vontade política para realizar o Salão é fundamental. "Vemos esta vontade em Teresópolis e contamos com o apoio efetivo do Ministério do Turismo. O Governo do Estado conta com este somatório de forças para realizar edições do Salão Estadual de Turismo cada vez melhores", destacou.

"O Prefeito Jorge Maio e o Secretário Michel enviaram, há alguns meses, uma carta ao Governo do Estado colocando toda a infraestrutura necessária à disposição para a realização da terceira edição do evento. Vejo grande chance do município ser vencedor da disputa, até mesmo em função da alternância de serra e mar", lembrou o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida. O resultado será anunciado até o mês de agosto.

Na primeira noite do evento, Teresópolis deu uma prévia de que está animada com a disputa. Com o apoio da empresa Bebidas Comary, o município ofereceu uma festa de boas vindas aos participantes do Salão, que contou com show do cantor Diogo Nogueira. Um vídeo institucional do município foi apresentado nos telões da tenda onde a festa foi realizada para mais de 500 convidados. "Esta festa é um ensaio de tudo o que podemos oferecer ao sediar um evento como o Salão Estadual de Turismo, e também um convite aos presentes para visitarem Teresópolis no período de 20 a 23 de maio, quando acontecerá o Lapa Sobe a Serra", disse Jorge Mario. O Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, explicou que o evento de maio reproduzirá cenograficamente os Arcos da Lapa e contará com oficinas de dança e apresentação de Carlinhos de Jesus.

Sobre o Salão Estadual de Turismo

"Lançado em 2007, como Rio Intertur, o evento tem a proposta de fortalecer o turismo no estado, unificar as regiões e levar o agente ao destino indutor do evento", explica José Alexandre Almeida, um dos idealizadores do evento desde sua concepção, Diretor da Federação de CVBx do Estado do Rio de Janeiro e atual Secretário de Governo de Teresópolis. "Em 2009, o evento ganhou status de Salão Estadual, ganhou força e cresceu. Juntamente com a FCVB-RJ, o Governo do Estado entendeu a proposta da feira, que passou a ser um evento oficial do Ministério do Turismo", destacou.

O Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro ratifica a importância da atividade turística como indutora e multiplicadora de desenvolvimento, geradora de renda e emprego, fortalecendo o turismo interno em cada destino através da participação profissional em eventos. Promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, a TurisRio e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro - FC&VB-RJ em parceria com o Ministério do Turismo, o evento tem o objetivo de evidenciar e promover o desenvolvimento do turismo no interior do Estado do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para o aumento do fluxo de turistas e a geração de novos negócios.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui