Teresópolis toda na Internet

 

 

Revitalização da Fonte Judite

Projeto Fênix no tradicional ponto turísticoFoto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 28/04/2010 - A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Turismo e Obras e Serviços Públicos, começou a revitalização da Fonte Judite, um dos mais tradicionais atrativos turísticos de Teresópolis que sofreu com a deterioração e abandono ao longo dos anos.]

As obras fazem parte do projeto Fênix do Turismo, da Secretaria de Turismo, que visa revitalizar e reformar todos os atrativos turísticos da cidade em parceria com a iniciativa privada. A previsão para o término das obras é de um mês.


Prefeito Jorge Mario e Sec. Michel Al Odeh acompanham as obras - Foto: Roberto FerreiraLocalizada na Rua Olga de Oliveira, no Alto, e doada à comunidade em 1954, a Fonte Judite é uma obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses de Jorge Colaço, e tem cinco saídas d’água em forma de faunos. Em sua fachada se destacam duas trovas em homenagem ao monumento. Uma é de autoria do trovador Manoel de Araújo Peres, outra da trovadora Ilda Correia Leite.

O Prefeito Jorge Mario visitou as obras de revitalização. “É importante cuidar dos atrativos turísticos da cidade para que o turista fique satisfeito. A Fonte Judite estava abandonada há anos e agora os teresopolitanos vão poder usufruir dela de forma mais agradável. Estamos estudando a melhor forma de monitoramento para que a fonte não seja destruída novamente”, garantiu o Prefeito.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, elaborou o projeto Fênix do Turismo – um planejamento de revitalização dos atrativos turísticos, idealizado 2009, para ser executado em 2010. “Encontramos alguns atrativos sem condições de visitação, então planejamos e buscamos recursos para a execução das obras neste ano. Já revitalizamos a Praça Nilo Peçanha, em frente à Escola Municipal Ginda Bloch, agora estamos na Fonte Judite. Nosso próximo passo será a revitalização da Feirinha de Teresópolis”, detalhou o Secretário.

Limpeza, capina, colocação de piso intertravado e restauração dos azulejos são os serviços realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, coordenados pelo Secretário Paulo Marchesini, com orientação da Subsecretária responsável por parques e jardins, a paisagista Alessandra Amiúna. “A nossa intenção é recuperar a Fonte Judite como um atrativo turístico de fato. Não é agradável para nenhum turista visitar uma fonte abandonada. Estamos trabalhando para dar uma nova paginação à Fonte Judite, que é tombada, e por isso estamos trabalhando para manter o belo tom tradicional do atrativo”, comentou o Secretário.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui