Teresópolis toda na Internet

 

 

Banners de eventos viram artesanato

Reciclagem e ações sociais em TeresópolisNo CRAS, as instrutoras Teresinha Moraes da Costa e Maria de Lourdes Granito recebem os banners - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 20/04/2010 - A equipe da Secretaria de Cultura esteve na última quinta-feira, 15 de abril, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Núcleo Barroso, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O objetivo da visita foi a doação dos banners e galhardetes utilizados na divulgação dos últimos projetos e eventos realizados pela Prefeitura de Teresópolis.

O material será transformado em artigos de artesanato, que serão revertidos em aumento de renda para as famílias atendidas pelo CRAS do Barroso. A equipe foi recebida pela coordenadora do CRAS, Ana Paula Maia, que agradeceu a doação.

“Estas lonas têm grande utilização para nós. Com a criatividade e o talento das nossas artesãs, conseguimos confeccionar inúmeras peças. E estes produtos servirão como uma fonte de renda para as famílias beneficiadas pelo CRAS. É a segunda vez que trabalhamos em parceria com a Secretaria de Cultura. Tenho certeza que, mais uma vez, o resultado será positivo”, comentou.

Os banners serão usados pelas participantes do Projeto de Geração de Trabalho e Renda (GTR) – Modalidade Costura Artesanal, um dos programas desenvolvidos no CRAS. Após a primeira triagem, serão transformados em bolsas, necessaires, estojos, jogos americanos e aventais, entre outros artigos. E depois de prontas, as peças serão comercializadas no estande mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social na Feirinha de Teresópolis.

A Oficina de Costura Artesanal conta com cerca de 70 participantes, que se revezam nas atividades com carga horária de oito horas semanais, sob a orientação das instrutoras Teresinha Moraes da Costa e Maria de Lourdes Granito. Elas produzem bolsas, aventais, mantas, pesos de papel, pesos de porta, chaveiros, tapetes, palhaços e bonecas, entre outras peças, que são vendidas no estande da Feirinha. Da renda obtida com a venda, 30% são usados para a manutenção do projeto e os outros 70% são revertidos para as próprias participantes.

“Aqui na oficina, temos a oportunidade de adquirir conhecimentos e, ao mesmo tempo, conseguir uma nova fonte de renda. Além disso, o projeto ainda tem a vantagem de incluir jovens, que acabam se ocupando e ajudando suas famílias. Ou seja, é só benefício”, comentou Mariana Duarte, uma das integrantes. Catarina de Souza concorda. “Pode não parecer, mas ajuda muito a gente a pagar as contas. Além disso, é um trabalho prazeroso. A gente faz com gosto, com carinho”, destacou.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a iniciativa tem grande valor também pela questão da reciclagem. “Já tínhamos feito isso ano passado, com os banners do carnaval, que foram transformados em bolsas multifuncionais. E, agora, novamente fizemos a doação do material excedente, que não será utilizado pelo Galpão da Cultura”, destacou Wanderley.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui