Teresópolis toda na Internet

 

 

Dia do Índio comemorado em Araras

Equipe do Cultura nos Bairros esteve lá

Alunos do curso de ‘Teatro Infantil’ da Secretaria de Cultura encenaram ‘A lenda da mandioca’ - Foto: Luciana DaumasTeresópolis, 20/04/2010 - As comunidades de Araras e da Beira Linha tiveram uma tarde de festa no último domingo, 18, com o Projeto Cultura nos Bairros. Crianças e adultos moradores da localidade se divertiram em atividades de teatro, apresentações musicais, dança e animação cultural, com destaque para uma programação especial em lembrança ao Dia do Índio, comemorado nesta segunda, 19 de abril.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo.

A trupe do Teatro de Rua encenou ‘O auto da bugiganga’ e interagiu com a plateia - Foto: Luciana DaumasDesta vez, as atividades foram realizadas no anfiteatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, em Araras, atendendo tanto a comunidade de Araras como também da Beira Linha. O subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, abriu o evento. “É uma honra receber todos aqui nesta tarde de verdadeira festa, que visa não apenas levar cultura às pessoas, mas também revelar novos talentos. Ver este anfiteatro cheio e tomado de alegria é nossa maior recompensa”, comentou.

A primeira atração da tarde foi a peça ‘A lenda da mandioca’, encenada pelos alunos do curso de ‘Teatro Infantil’, sob a supervisão da professora Jeanette Albuquerque, que contou como surgiu a mandioca, um alimento de origem indígena.

Banda Sobretudo - Foto: Luciana DaumasLogo depois, representando a comunidade, entrou em cena a banda ‘Sobretudo’, formada por Lino, Luciano, Tatiana, Pâmela e Thiago, que deu um show de MPB com sucessos como ‘O xote das meninas’, de Luiz Gonzaga, e ‘Avohai’, de Zé Ramalho. A banda já havia participado do projeto no ano passado, na edição realizada no Barroso. “É um prazer estar aqui novamente, fazendo parte desta excelente iniciativa, de levar alegria e cultura às pessoas”, ressaltou o vocalista Lino.

A festa também teve a apresentação dos alunos dos cursos ‘O som da palavra’ e ‘Teatro e Animação’, que apresentaram a peça ‘Era uma vez a noite’, uma adaptação feita pela professora Mônica Botafogo, a partir de uma lenda indígena sobre o surgimento da noite. Com trilha sonora cantada ao vivo e mesclando personagens e bonecos de fantoche feitos com papel machê, o elenco interagiu o tempo inteiro com a plateia e divertiu as crianças.

Ainda dentro da programação, em lembrança ao Dia do Índio, foi encenado pela trupe do teatro de rua ‘O auto da bugiganga’, uma espécie de sátira sobre a chegada dos portugueses ao Brasil e sua relação com os índios. A apresentação foi baseada em ‘O auto dos 99%’, de Oduvaldo Viana Filho (Vianinha).

O evento teve também a participação dos cantores Wanda Pinheiro, que deu também uma canja com seus repentes, Clotilde Soares de Souza e Paulo Medeiros, todos voluntários do projeto Cultura nos Bairros. Após as atividades externas, foi exibido no teatro da Casa de Cultura o filme ‘Terra Vermelha’, uma produção ítalo-brasileira, com direção de Marco Bechis.

Lançado em 2009, o projeto visitou 18 comunidades no ano passado e, este ano, já visitou as localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, e agora Araras. A próxima edição está marcada para domingo, dia 25 de abril, a partir das 15h, em Vargem Grande.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui