Teresópolis toda na Internet

 

 

Representantes de Teresópolis no Esporte

Conferência Regional elegeu delegados

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 13/04/2010 - Tendo como tema ‘Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais’, a Conferência Regional Serrana do Esporte do Rio de Janeiro – Teresópolis 2010 – reuniu, na última quinta, 8, 106 representantes de 14 municípios da Região Serrana no Teresópolis Golf Club.

A cidade foi escolhida por unanimidade pelos municípios participantes, pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) e pelo Ministério do Esporte para sediar a etapa regional.

Com organização e realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento reuniu Secretários de Esporte e Lazer, profissionais de Educação Física, desportistas e representantes de associações e entidades esportivas de Teresópolis, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.Foto: Marco Esteves

Em pauta, debates sobre o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que tem como objetivo colocar o Brasil entre as dez principais potências esportivas do Mundo.

Para isso, foram discutidas e apresentadas propostas de linhas estratégicas a serem desenvolvidas pelos próximos dez anos dentro dos seguintes temas: Sistema Nacional de Esportes e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; Esporte e Economia.

Também foram aprovadas propostas para o desenvolvimento do esporte nacional, de acordo com a realidade local. Durante a Conferência, foram eleitos os 45 delegados que vão representar a Região Serrana na III Conferência Estadual do setor, que acontece nos dias 29 e 30 de abril, além dos quatro representantes para a edição nacional, em Brasília, no período de 3 a 6 de junho.

Abrindo oficialmente a Conferência, o Prefeito Jorge Mario destacou a importância de reunir em Teresópolis pessoas qualificadas para discutir o esporte como importante instrumento de transformação da sociedade e de inclusão social. “Nosso governo põe em prática políticas públicas sérias e comprometidas com a promoção do esporte, em parceria com clubes, associações e entidades esportivas. Esta ação estratégica também inclui 19 escolas municipais, que estão tendo a jornada escolar ampliada com diversas atividades, inclusive esportivas”, destacou Jorge Mario, acompanhado dos secretários municipais José Alexandre Almeida (Governo), Maurílio Schiavo (Saúde) e Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho e Emprego).

Valorização dos municípios

Presidindo a Conferência, o Secretário de Esportes e Lazer, Leandro Aschar, informou que desde 2009 o Governo Jorge Mario vem trabalhando na organização e no planejamento do esporte em Teresópolis. Com esta missão foram criadas associações de várias modalidades para divulgar, democratizar e dar mais transparência às atividades esportivas. Também vêm sendo realizados vários eventos, dentro de um calendário diversificado de competições.

Leandro enfatizou ainda a importância do Poder Público Federal valorizar e investir mais em políticas esportivas também nas cidades de pequeno porte, muitas vezes excluídas de projetos e ações estratégicas por conta do número reduzido de habitantes. “Devemos dar um norte para que o esporte seja municipalizado e que os recursos estaduais e federais tenham o seu encaminhamento mais facilitado aos municípios. Está na hora de termos verba carimbada para o esporte, como acontece com a saúde e a educação”, frisou.

Representando o Ministério do Esporte, a Coordenadora do Estado do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional, Irene Drischel, profissional de Educação Física de Nova Friburgo, defendeu a universalização do acesso ao esporte e ao lazer, conforme previsto nas leis federais e estaduais existentes. Ela também alertou para a necessidade de modernizar a legislação do esporte no Brasil. “Os municípios aqui representados devem aproveitar esta conferência para contribuir com propostas que promovam a qualidade de vida esportiva local, pois este evento servirá para nortear os novos rumos da educação física, do esporte e do lazer no Brasil”, orientou.

Delegados eleitos para representar a Região Serrana na Conferência Estadual do Esporte:

Cantagalo: Manoel Eurico Miranda, Igor Pinheiro do Couto, Rafael Silva Carvalhães

Macuco: Diogo Landini, Marcelo Borges, Santiago Pereira

Nova Friburgo: Frank James Fernandes, Jorge Roberto Fernandes, Irene Drischel

Petrópolis: Mauro Victor Grillo, Luiz Carlos Pinheiro, Márcia Barsante Ladcocat, Renato de Vasconcelos Fargala, Janine dos Santos Ramos, Jorge Luiz da Silva

Santa Maria Madalena: Sávio Neves Saraiva, Nelson Neves Saraiva, Diego de Andrade Miranda, Bruno de Azeredo Coutinho, Andreane Vasques Gonçalves

São José do Vale do Rio Preto: Ronaldo Fernandes Café

São Sebastião do Alto: Alair Pinheiro, Gláucio Martins Queiroz, Luiz Otávio Vieira

Sumidouro: João Batista Araújo

Teresópolis: Henrique Hofling Neves (SESC), Ana Letícia Porras Lisardo (Associação de Esportes de Raquetes de Teresópolis), Arsênio Teixeira Filho (ACIAT), Nilson do Amparo (Liga Teresopolitana de Desportos), Rafael Vasconcelos (Associação Teresopolitana da Vôlei), Fernando Pelaez (Associação Teresopolitana de Artes Marciais), Francisco José Guarilha (Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis), José Ronaldo Matias de Paula (Associação Teresopolitana de Damas), André de Freitas Rodrigues (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Azanias Bastos (Clube Comary), João Alencar (Clube de Xadrez Teresopolitano), Leandro Aschar, Leonardo da Rosa Bruno, Simone Medeiros, Luiz Antonio Decarlo, Otto Vannier, Marcelo Quintanilha (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer)

Trajano de Morais: Antonio Cláudio Martins

Delegados eleitos para representar a Região Serrana na Conferência Nacional do Esporte:

Leandro Aschar – Secretário de Esportes e Lazer de Teresópolis

Mauro Victor Grillo - Secretário de Esportes e Lazer de Petrópolis

Rafael Silva Carvalhães – Secretário de Turismo e Esporte de Cantagalo

Irene Drischel - Coordenadora do Estado do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui