Teresópolis toda na Internet

 

 

Olívio Dutra em Teresópolis

Ex-governador falou sobre Orçamento ParticipativoOlívio Dutra

Teresópolis, 09/04/2010 - Cerca de 160 pessoas estiveram presentes na palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, sobre Orçamento Participativo, nesta quarta-feira, no CEAC. O evento contou com a presença do prefeito Jorge Mario, do vereador Claudio Mello e do ex-deputado estadual Nilton Salomão.

Olívio veio a Teresópolis atendendo a um convite da direção do PT local para contribuir com o processo de participação popular atualmente em curso na cidade. O ex-governador foi o primeiro prefeito a implantar o Orçamento Participativo, em 1989, durante sua administração na cidade de Porto Alegre.

Durante sua intervenção, Olivio conclamou a sociedade teresopolitana a participar das reuniões do OP, por ser este um instrumento importante para a democratização da sociedade: “Não podemos achar que somos cidadãos apenas de quatro em quatro anos. É importante votarmos em bons representantes para o legislativo e para o executivo, mas uma verdadeira democracia só é possível quando existe uma participação popular direta e ativa”, afirmou.

Durante cerca de uma hora, o ex-governador deu uma aula para a plateia sobre governança popular e democrática. Olívio aproveitou para dar algumas dicas para a Prefeitura sobre como conduzir este processo:

“Em nossa experiência à frente da administração de Porto Alegre percebemos que é importante que todo o governo e todos os técnicos da prefeitura estejam comprometidos com o OP. O ideal em qualquer sociedade é que possamos aliar o conhecimento do corpo técnico com as verdadeiras necessidades da sociedade, expressas pela população durante as reuniões”, sentenciou, parabenizando o prefeito Jorge Mario pela iniciativa de implantar o OP na cidade.

Jorge Mario agradeceu a cortesia ressaltando o exemplo de homem público que Olivio Dutra sempre foi. O Prefeito aproveitou para contar uma conhecida história a respeito do convidado: “Além da retidão e compromisso com a democracia que sempre demonstrou, Olivio deu um exemplo de humildade ao retornar para o trabalho no Banco do Rio Grande do Sul um dia depois de deixar de ser prefeito de Porto Alegre, mostrando para a população que era um cidadão como qualquer outro. É muito importante para o nosso país a existência de políticos como este”, contou.

Já o presidente do PT de Teresópolis, Ary Moraes, frisou a importância de um evento como este para a sociedade teresopolitana, afirmando que o partido queria inaugurar uma nova época na vida política do município: “Sabemos que nossa cidade não tem uma tradição muito grande de debate e participação popular, mas pensamos que isso pode e deve mudar. Este diálogo que estamos promovendo com a população de teresópolis é muito importante para que possamos por em prática o projeto de mudança que propusemos para a Teresópolis”.

A palestra com Olívio Dutra foi a primeira da série “Diálogos com a Sociedade”, promovida pelo Partido dos Trabalhadores. A série trará um convidado diferente por mês, para debater com a sociedade políticas públicas que ampliem a democracia e a justiça social na cidade.

Fonte: PT Teresópolis

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui