Teresópolis toda na Internet

 

 

Dia Mundial da Saúde em Teresópolis

Ações preventivas comemoraram a data

Moradores participam da ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 09/04/2010 - Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Hospital São José realizou, gratuitamente, nesta quarta-feira, 7, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, diversos atendimentos preventivos como testes de glicose, aferição de pressão, orientação nutricional e postural, dicas de higiene, sessões de shiatsu e massoterapia, entre outros.

Diretor do Hospital São José, Nelisson do Espírito Santo, e Secretário Maurilio Schiavo na ação do Dia Mundial da Saúde - Foto: Marco Esteves“Estimular as pessoas a se cuidarem preventivamente é o principal objetivo da ação. E a Prefeitura, assim como a Secretaria de Saúde, apoia a ideia”, frisou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Nelisson do Espírito Santo, diretor executivo do hospital, também ressaltou a importância da prevenção. “O hospital trabalha com a parte curativa, mas hoje, nosso intuito com esta atividade no Dia Mundial da Saúde é incentivar as pessoas a pensar na saúde e não só nas doenças. Buscamos conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, pontuou Nelisson do Espírito Santo.

Com cerca de 80 profissionais envolvidos, entre enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e professores de Educação Física, o evento contou com a participação dos moradores.

Saúde dos Profissionais de Ensino

A coordenadora e psicóloga Érika Neves procura dar suporte emocional aos professores municipais - Foto: Marcelo FerreiraSeguindo a premissa de diversos especialistas da área, que endossam a orientação da Organização Mundial de Saúde, que "saúde é um estado de bem-estar total, corporal, social e espiritual e não apenas inexistência de doença e fraqueza”, a Secretaria Municipal de Educação compreende que a grande incidência de profissionais com distúrbios relacionados ao trabalho, acaba resultando em incapacidade laboral temporária ou permanente.

Desde o ano passado, a Secretaria vem desenvolvendo um programa de atenção especializada à saúde dos profissionais de educação da rede municipal de ensino, composto e coordenado por profissionais especializados da área de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia: o PSPE – Programa de Saúde do Profissional de Educação.

O PSPE oferece suporte aos professores através de orientação e capacitação por meio de palestras e dinâmicas, estimulando hábitos saudáveis, prevenindo doenças e aumentando a auto-estima dos profissionais da área de educação. Coordenado e desenvolvido por uma equipe técnica composta pela psicóloga Érika Neves, a fonoaudióloga Thaís Braga e a fisioterapeuta Zeila Volpe, o PSPE tem trabalhado basicamente na prevenção de doenças que tem grande incidência nos profissionais de educação. Também é feito o mapeamento nas escolas para um melhor diagnóstico desses problemas, além de oferecer palestras e oficinas de capacitação nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Segundo a psicóloga Érika Neves, uma das coordenadoras do projeto, o aspecto preventivo dos encontros realizados com os professores têm demonstrado resultados positivos. “No Encontro de orientação psicológica, propomos dar suporte ao educador no que tange aspectos emocionais. Sabemos que para sustentar um bom rendimento escolar dos alunos é exigido do educador um elevado consumo de energia psicológica. É necessário orientar a todos os envolvidos no contexto escolar quanto à inteligência emocional como medida preventiva a possíveis doenças físicas ou psicológicas”, afirma.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui