Teresópolis toda na Internet

 

 

É hora de cooperativismo

Prefeitura incentiva trabalhadores e cooperativas

Garçons participam do primeiro encontro promovido pela Prefeitura para incentivar o associativismo e o cooperativismo - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 09/04/2010 - Com o objetivo de gerar trabalho e renda para a população local, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, está incentivando e apoiando os trabalhadores de várias classes profissionais, que ainda não estão organizados, a se unir para fortalecer a atividade que exercem através do associativismo e do cooperativismo.

O primeiro encontro realizado com este objetivo aconteceu na última terça, 6, reunindo um grupo de garçons da cidade. Eles participaram de palestra sobre a importância do associativismo e do cooperativismo, ministrada pelo Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, e pelo Técnico de Autogestão Alex Moreira, do Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro).

A instituição está firmando parceria com a Prefeitura para a implantação em Teresópolis do NAC Serrano (Núcleo de Apoio ao Cooperativismo), que será inaugurado em breve. “Damos início a um ciclo de encontros para informar os trabalhadores de várias categorias sobre a vantagem de se unirem em associação ou cooperativa, conscientizando-os de que juntos terão maior poder de negociação e força para ampliação do próprio negócio”, explicou o Secretário Marcos Ferreira dos Santos, destacando que a iniciativa atende ao compromisso do Prefeito Jorge Mario para a promoção do desenvolvimento local e o combate ao desemprego.

Para Alex Moreira, do Sescoop-RJ, ao se organizarem, os trabalhadores obtêm melhor retorno profissional e financeiro, se destacando no mercado de trabalho. “Esta é uma oportunidade única oferecida pela Prefeitura e que eles devem aproveitar. Ainda mais agora, que Teresópolis tem um prefeito cooperativista”, comentou.

Com 30 anos de profissão, o garçom Kleiner Luicher de Melo aprovou a iniciativa. “Acho que a nossa classe deveria se unir em associação ou cooperativa para se fortalecer, garantindo nossos direitos. E percebo que com a atuação da Secretaria de Trabalho e Emprego isso realmente vai acontecer”, opinou. Atuando na área há 15 anos, o garçom Claudio Bento concordou. “Ações como essa são importantes para a valorização dos garçons pelo mercado de trabalho”, concluiu.

O Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Ferreira dos Santos, afirmou ainda que, seguindo o programa de governo do Prefeito Jorge Mario, direcionado para a geração de trabalho e renda, estuda a implantação, em Teresópolis, do projeto de Incubadora de Cooperativas Comunitárias. O primeiro grupo beneficiado reuniria costureiras, estampadoras, garçons, profissionais da construção civil e do ramo de alimentação industrial. “Com apoio do Poder Público, eles teriam um espaço para se instalar, onde receberiam capacitação e treinamento em gestão e marketing, por exemplo”, esclareceu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui